Na dianteira, os estilistas mantiveram as linhas do "hatch", com a nova frente, marcada pela grande grade do radiador com os faróis de neblina acoplados. A placa de identificação do carro está localizada na parte inferior do pára-choque. Mas é na parte traseira, entretanto, que está a grande novidade da versão Sedan. E não poderia ser diferente, uma vez que o 307 ganhou um grande porta-malas. A tampa do porta-malas, de linhas retas, tem o logotipo da marca estampado e cromados. As lanternas seguem um desenho triangular e saem pelas laterais. Falando em lateral, alguns detalhes chamam a atenção, como uma parte do bonito conjunto ótico que segue a linha do capô e o vinco bem acentuado de uma ponta a outra do carro. De acordo com a Peugeot, as portas e as rodas são as mesmas da versão "hatch".
O espaço interno é igual ao do "hatch", o que significa que leva quatro adultos e uma criança tranqüilamente. Como todo bom sedan é ideal para famílias. O novo modelo estará à venda no Brasil a partir de 24 de agosto, terá três diferentes versões de acabamento e duas opções de motorização, com câmbio manual ou automático.
Olho clínico
O painel também é o mesmo de toda a linha 307: moderno, misturando o preto com acabamento prateado na parte central, onde estão localizados saídas de ar, CD player, sistema do ar-condicionado, pisca-alerta, porta-objetos e alavanca do câmbio, no caso da versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, o automático seqüencial Tiptronic. Ou seja, o motorista pode optar pela troca manual das marchas. Os mostradores também contam com bordas prateadas. Os mostradores do painel tem fundo branco.
O interior do Sedan também segue a boa receita do dois volumes, com requinte, conforto e um excelente acabamento. Espaçoso o 307 Sedan acomoda 4 passageiros de 1,80 m tranqüilamente, mas não muito mais que isso. Acima dessas medidas o "cockpit" passa ser apertado. Será oferecido em três versões de acabamento: a de entrada, Presence com câmbio manual e motor 1.6 Flex, a Feline com opção de transmissão automática ou manual e a topo de linha Griffe com propulsor 2.0 16V e oferecida apenas com câmbio automático seqüência Tiptronic.
Nas curvas sinuosas da região onde foi realizada a avaliação, o Peugeot 307 Sedan se mostrou estável nas curvas e com boa frenagem. Além de contar com ABS, possui um repartidor eletrônico de frenagem (REF) que distribui a frenagem de acordo com a inclinação do carro.
O 307 Sedan chega para competir no segmento de mercado que mais vem se destacando dentro do setor automotivo brasileiro: o dos sedãs médios, onde concorrentes como Mégane, Civic, Vectra, Corolla e até mesmo o Fusion, estão à disposição dos consumidores. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 1.997 cm3
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de 5 velocidades (automático opcional)
Comprimento: 4,479 m
Largura: 1,762 m
Altura: 1,528 m
Entreeixo: 2,612 m
Porta-malas: 506 litros
Peso: 1.384 kg
Suspensão: Independente, pseudo McPherson invertido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na frente, e independente, com barra de dois braços deformável, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás
Freios: discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, com ABS
Tanque: 60 litros
Preço: de R$ 54.700,00 a R$ 75.950,00