Ao entrar em uma loja de automóveis, surge uma grande dúvida: comprar um veículo zero quilômetro ou um usado? Essa dúvida permeia muitos compradores, que em posse de algum poder de negociação (disponibilidade financeira), acabam com esse questionamento. Alvimar Berezowski, gerente de semi-novos da Slaviero, mostra que essa questão sempre vai depender de dois aspectos: da disponibilidade de negócio do comprador e as necessidades do cliente em relação ao veículo.
Berezowski mostra que, pelo mesmo preço, por exemplo, pode-se comprar um Pálio 2006 ou um Audi 2001, ambos bem completos, porém com perfis bem diferentes. É a necessidade do comprador que vai determinar a escolha. O Pálio pode representar economia, estacionamento em pequenos espaços, não desperta tanta atenção dos ladrões, entre outros fatores, além de ser um carro com garantia por se tratar de um zero quilômetro. Já o Audi pode representar conforto, melhor dirigibilidade, status, etc. ?O zero quilômetro é para quem não quer se incomodar, além de que o crédito para essa compra é muito acessível, com baixas taxas de juros. Por outro lado, o semi-novo, um carro entre um a três anos de uso por exemplo, tem valor acessível, quilometragem relativamente baixa, é novo e bem conservado?, explica Gilberto Deggerone, proprietário da Exclusiva Veículos.
Dívidas e pendências
A observação dos itens relativos à conservação e estado do veículo deve ser acompanhada de outra verificação da mesma forma importante. Carros ?aprovados? do ponto de vista mecânico, podem esconder irregularidades junto ao Detran e demais órgão, de trânsito. Cícero Pereira, coordenador de veículos do Detran Paraná, mostra as formas de verificar a ?saúde? do veículo. Ele aconselha que o comprador traga o automóvel à sede do Detran para que o mesmo passe por uma vistoria. Durante essa inspeção, os técnicos verificam se o veículo é realmente o que consta no documento, se não é um clone, ou se não teve suas características originais modificadas, bem como a retirada dos sinais identificadores do chassi, que denunciam acidentes ou furto.
Pereira mostra que a compra direta de concessionárias ou lojas é sempre mais indicada do que a negociação com particulares, obtendo-se assim uma garantia, um canal para reclamação caso o comprador sinta-se lesado ou enganado. A maioria das revendas de automóveis estão hoje associadas a instituições idôneas, que impõem normas rígidas para a venda de veículos de boa procedência. Dessa forma atuam, por exemplo, a Assovepar, o Sincodiv e a Fenabrave.
Outra opção rápida é consultar pela internet, através do site do Detran, o www.pr.gov.br/detran, que em sua página principal tem a opção ?serviços rápidos?. Nesta seção, é possível consultar, a partir do código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) que consta no documento, se há pendências com o licenciamento, bloqueios jurídicos, débitos, multas, IPVA, entre outras informações.
Sinistro
Um outro grande problema são os veículos que já passaram por algum acidente de média ou grande monta e continuam circulando. Muitos foram tão bem recuperados que passam desapercebidos até mesmo por experientes vistoriadores. O comprador deve se dirigir ao Detran e solicitar uma ?Certidão de Histórico do Veículo?, onde boa parte dos sinistros que o veículo sofreu, registrados no Estado, devem constar. Essa consulta custa R$ 18,53. Isso é importante para quem deseja fazer um seguro, pois se o carro já obteve ?indenização integral? (a popular ?perda total?), muito provavelmente não será aceito pelas seguradoras.
Mesmo com todos esses cuidados, ainda há um inconveniente. A ?Certidão do Histórico do Veículo? somente irá registrar sinistros do veículo no estado onde está atualmente registrado. Se o automóvel, por exemplo, acidentou-se no Rio de Janeiro, o Detran Paraná não tem acesso às informações.
A dica é preferir comprar em lojas e concessionárias idôneas, que vêm, nos últimos anos, primando pela boa procedência de seus produtos, como as lojas que participam do Feirão da BV Financeira neste final de semana. (GU)
Serviço: Detran-PR – Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2940 -Capão da Imbúia. Informações: 0800 643 7373