A principal mudança visual do Mondeo fica por conta do pára-choque, recurso que foi renovado tanto na dianteira quanto na traseira do carro, que ganhou contornos mais baixos e frisos cromados. A entrada de ar também foi renovada e substituiu as barras divisórias por formato de colméia, o mesmo da grade do radiador. Os faróis de neblina, que ganharam novo desenho, estão integrados ao pára-choque e à entrada de ar. Na parte traseira do carro, as lanternas ganharam detalhes cromados.
O Mondeo manteve todas as motorizações do modelo comercializado atualmente. Entretanto, a versão esportiva ST ganhou opção de motor a diesel, recurso inédito para a linha do sedã destinado ao mercado europeu. O motor é o 2.2 Durotorq TDCi, de 155 cavalos e 36,5 kgfm. O câmbio manual de seis marchas recebeu dispositivos para facilitar as trocas. Outra novidade fica por conta da introdução das versões Titanium e Titanium X, esta última lançada em 2004 como edição especial e limitada. O Mondeo reestilizado deve chegar ao mercado europeu em meados de julho.