Sábado último (20/10), a Ford apresentou para a imprensa especializada, em Cabo do Santo Agostinho (Pernambuco), a segunda geração do EcoSport. Depois de quatro anos no mercado brasileiro e 180 mil unidades vendidas, o Ford EcoSport passa pela sua primeira reestilização. O modelo passou por grande mudança, tanto externa quanto internamente, e com certeza continuará agradando ao consumidor e liderando o segmento dos SUV compactos. A Ford foi além das expectativas.

continua após a publicidade

O design do EcoSport 2008 foi redesenhado baseado em clínicas efetuadas pela montadora com consumidores do modelo e prováveis compradores. Na dianteira, a mudança foi total. O EcoSport ganhou novo capô, farol mais horizontal com aplicações que o realçaram, grade em H, seguindo a linguagem das SUV, americanas, e pára-choques mais robustos. Na traseira, o pneu sobressalente continua preso na parte externa da porta traseira. As lanternas ganharam novo desenho, com canhões de luzes seguindo o mesmo estilo dos faróis.

Na parte interna, o novo EcoSport traz mudanças significativas, com alteração no painel, agora mais elaborado, ressaltando a parte central e os difusores de ar (anéis) maiores e giratórios. O painel de instrumentos ganhou mostradores e grafismo maiores. Outras novidades estão no marcador de combustível, agora análogo, e nos bancos dianteiros, com novo formato. Mas há muito mais: novo porta-objetos na parte superior do painel central, novas texturas para o acabamento, assento mais alto e confortável e, para a versão XLT (4WD e automático), computador de bordo.

A parte mecânica recebeu alterações para sanar alguns problemas apontados pelos clientes na primeira geração. Nova calibração foi feita no servo-freio, o que garante 35% a menos de esforço no acionamento do pedal. O freio de estacionamento ficou 25% mais macio.

continua após a publicidade

Para melhorar as retomadas nas baixas rotações, a transmissão 1.6 L recebeu novas relações. A primeira e a segunda, por exemplo, foram encurtadas, enquanto a 4.ª e a 5.ª foram alongadas, oferecendo melhor desempenho na cidade.

O compacto utilitário, que chega às concessionárias esta semana como modelo 2008, será comercializado nas mesmas versões vendidas anteriormente – 1.6 XL, 1.6 XLS, 1.6 XLT, 2.0 XLT, 2.0 XLS AT e 2.0 4WD – com preços sugeridos entre R$ 49.680,00 e R$ 69.160,00. (BN)

continua após a publicidade