Uma série de mudanças foi introduzida pela M-Benz na linha Classe C (sedã e perua), tais como retoques visuais, interior redesenhado, além de novos equipamentos e conjunto mecânico renovado, depois de quatro anos sem mudanças significativas. Essas novidades acabam de chegar ao mercado brasileiro depois de lançadas na Europa em março.
Além dos pára-choques com entradas de ar em posição mais baixa, as alterações na parte dianteira também incluem grade do radiador reestilizada e faróis mais transparentes. As rodas da versão básica (Classic) agora são de aro 16 montadas em pneus 205/55R e os defletores de ar laterais ganharam desenho mais esportivo.
Internamente, o padrão de acabamento inclui apliques de madeira desde a versão mais simples, a instrumentação passa a ter detalhes cromados e os bancos, novo desenho, para maior conforto aos ocupantes.
No painel, o sistema de climatização recebeu novos comandos para ficar mais fácil de ser controlado. Outra diferença do Classe C renovado é a pintura mais resistente, o que evita arranhões causados pelas escovas dos lava-rápidos, por exemplo. No conjunto mecânico as principais novidades ficam por conta do câmbio manual de seis marchas e da linha de motores. Um deles é o de quatro cilindros, com compressor volumétrico, que gera 192 cavalos e 26,5 kgfm de torque, antes disponível apenas no esportivo Sports Coupé.
Além disso, esse propulsor também vem com eixos balanceadores (para evitar vibração excessiva), duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e “intercooler” (radiador de ar). Segundo a Mercedes, o Classe C 230 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e de atingir 240 km/h.
O primeiro motor V8 instalado no Classe C é o da versão C55 AMG, que entra no lugar da C32 AMG. São 367 cavalos e 52 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 5,2 segundos e velocidade limitada em 250 km/h. O câmbio é seqüencial de cinco marchas com trocas feitas por botões no volante.
Novo sistema de faróis
Mais uma vez, a nova Classe C incorpora tecnologias inovadoras para maior segurança e conforto. Há os faróis bi-xenon, que a M-Benz combinou com a função especial de iluminação em curvas – disponível nos modelos C 320. O sistema é integrado aos faróis de neblina, que iluminam as áreas frontais e laterais do veículo num grande ângulo, para que pedestres e ciclistas possam ser vistos mais facilmente na tomada da curva. No Brasil, as versões da nova Classe C (Sedan, Touring e Sportcoupé) estão à disposição para venda ou encomenda.