A Renault investiu e desenvolveu um belo automóvel. Seu "design", que teve como responsável o francês Patrick Lê Quément, é atraente, chamando a atenção por onde passa.
Em seu interior os estilistas capricharam no desenho do painel. Chamam a atenção: o botão start/stop (para ligar e desligar o carro), o espaço para encaixar o cartão eletrônico (que substitui a chave, igual ao sistema do modelo Laguna) e a alavanca do freio de estacionamento. Bem curioso, parecendo um manche de avião.
O Mégane traz, como ponto de destaque, lista de equipamentos de série das duas versões: a de entrada Expression e Dynamique. Ambas vêm de série com "air bag" duplo, ABS com EBV, ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos na dianteira. O "top" Dynamique conta, ainda, com roda de liga leve 16", friso lateral e faixa de proteção no pára-choque na cor cinza, banco com regulagem em altura e volante e manopla em couro. Como único opcional o CD Changer para seis discos.
Em nossa avaliação, o novo Renault – tanto 1.6 16V com transmissão mecânica, quanto o 2.0 com câmbio automático de quatro velocidades auto-adaptativa com seletor para mudanças seqüenciais agradou.
Durante a avaliação realizada entre as cidades de Curitiba e Morretes, pudemos avaliar as duas motorizações oferecidas para o Novo Mégane: 1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V. Para quem gosta de motor 1.6 Flex, a versão básica Expression, dotada de câmbio manual é uma boa opção. O propulsor, além de força, conta com excelente retomada, oferecendo segurança nas ultrapassagens.
O preço de entrada do novo Mégane é de R$ 53.990,00 chegando a R$ 69.990,00, a versão 2.0 completa. Será um forte concorrente do Corolla e Civic. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: K4M, quatro tempos, bicombustível (álcool / gasolina) quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Capacidade: 1.598 cm3
Potência máxima:
115 cv (álcool) 110 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque máximo: 16,0 mkgf (álcool) 15,2 mkgf
(gasolina) a 3.750 rpm
Taxa de compressão: 10,0:1
Transmissão:
Mecânico 5 marchas
Tração: Dianteira, com direção elétrica com Assistência Variável e diâmetro de giro de 10,70 m
Suspensão Dianteira: Pseudo McPherson com braço inferior retangular e barra estabilizadora
Suspensão Traseira:
Eixo flexível com pontos de fixação exteriores e deformação programada – molas helicoidais
Rodas: de Liga Leve, medida
16 polegadas
Pneus: 205 / 55 R16
Freios dianteiros: Duplo circuito em "X", Sistema ABS com EBV, discos ventilados com 260 mm de diâmetro
Freios traseiros: Discos sólidos com 240 mm diâmetro
Dimensões / Pesos /
Capacidades:
Comprimento: 4,50 metros
Largura total com retrovisores: 2,04 metros
Altura: 1,46 metros
Distância Entre-Eixos:
2.69 metros
Peso Bruto: 1.340Kg
Volume do porta-malas:
520 litros
Capacidade do tanque de combustível: 60 litros
Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 s (gasolina) / 12,5 s (álcool)
Velocidade máxima:
182 Km/h (gasolina) / 186 kmh (álcool)
Preço: a partir de R$ 53.990,00 (referente março de 2006)