Cumprindo plano anunciado por Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault/Nissan, de "que a empresa lançará muitos produtos no mercado brasileiro nos próximos anos", a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais (PR), apresenta hoje em Curitiba, à imprensa especializada de todo o País, o novo Mégane Sedan.
Reunindo o que há de mais moderno em tecnologia, o novo Mégane Sedan agrega qualidades dinâmicas e de segurança. Apesar de defasado em relação ao Mégane francês, o "design" do sedan da Renault é atraente. Capô, grade, faróis, pára-choque e tomada de ar inferior são novas.
O novo Mégane Sedan, da Renault, será o primeiro modelo do segmento médio produzido no Brasil a contar com câmbio de seis marchas. A transmissão manual, disponível para a versão de motorização 2.0 16V de 138 cavalos, é denominada ND0. O recurso, que pesa apenas 48 quilos, foi desenvolvido pela Nissan (marca controlada pela Renault) especialmente para propulsores de desempenho superior. E a disponibilização da sexta marcha contribui para aumentar o prazer de dirigir do novo Mégane Sedan e diminuir o consumo de combustível.
Contará ainda com uma opção de câmbio automático, denominada Proactive. O recurso permite ao motorista realizar trocas seqüenciais de marchas. Além do propulsor 2.0, o futuro sedan da Renault terá uma unidade mais fraca, a 1.6 16V bicombustível.
Entre os equipamentos instalados está o sistema de acionamento do motor que substituiu a chave por um cartão eletrônico, do tamanho de um cartão de crédito. O novo Mégane Sedan conta também com bancos envolventes de efeito antimergulho e encostos de cabeça traseiros do tipo "virgula". Na versão topo de linha, a segurança ativa é reforçada com a presença do regulador / limitador de velocidade.
O novo Mégane Sedan transmite a impressão de pertencer a um segmento superior do mercado.
Uma boa amostra dessa preocupação pode ser observada no formato da alavanca de acionamento do freio de estacionamento, que possui um desenho anatômico e que lembra um manche de comando de avião. Seu porta-malas tem capacidade para 520 litros de bagagem e seu tanque para 60 litros de combustível. Em nossa próxima edição, publicaremos cobertura total do lançamento, inclusive com avaliação e primeiras impressões ao dirigir. (BN)
