Com carroçaria atraente e inconfundível, nova motorização e um estilo ousado, o Nov Kia Sportage é um SUV compacto urbano ideal para os dias de hoje. A cada geração, o Kia Sportage cresce e aparece.

continua após a publicidade

O novo Sportage deixa evidente a nova orientação mercadológica da Kia, que tenta sofisticar sua imagem por intermédio de um “design” arrojado e original. A linha de cintura é altíssima, as janelas, estreitas e colunas traseiras são bem largas. O aspecto é bem esportivo e robusto, embora tenha pouco a ver com modelos que costumam enfrentar lama.

Seu “design” evidencia a intenção de dar um ar mais sofisticado à marca. Mas a motorização definida para o mercado brasileiro deixa o novo Sportage muito comportado.

O motor 2.0 16V com comando variável na admissão e no escape, rende 136 cv a 6.200 giros e 32 kgfm de torque a 1.800 rpm.

continua após a publicidade

É o mesmo trem de força  utilizado no Hyundai iX35, modelo com o qual divide plataforma e quase todos os recursos.

Só que o modelo da Hyundai conta ainda com coletor de admissão variável, o que gera 2 cv a mais.

continua após a publicidade

Este propulsor dá uma mobilidade relativamente limitado ao modelo da Kia, que pesa mais de 1.500 kg – a relação peso/potência fica em pouco esportivas 9 kg/cv.

A versão básica do modelo vem apenas com o trivial para a categoria: trio, ar-condicionado, “keyless”, direção, rádio/CD com controle no volante, sensor de luminosidade e de obstáculos traseiro, airbags frontais e ABS.

A versão intermediária traz ainda ar “dual zone”, espelhos rebatíveis e com aquecimento, rodas de liga leve aro 18, ajustes elétricos para o banco do motorista, chave presencial com acionamento do motor por botão, revestimento em couro, piloto automático e controle de estabilidade e de tração.

Esta configuração é vendida apenas com câmbio automático e é a única que pode receber o recurso de tração integral 4X4.

E a versão “top” agrega apenas teto solar panorâmico, “airbags” laterais e de cortina e câmara de ré com visor no espelho interno.

De acordo com a Kia, o valor inicial da nova geração do Sportage é 30% superior ao praticado no antigo modelo.

A versão mais simples do SUV da Kia, com câmbio mecânico de 5 marchas, sai por R$ 83.900 – o anterior começava em R$ 64 mil. Com câmbio automático de seis marchas, esta versão vai a R$ 87.900.

E o preço do novo Sportage sobe consideravelmente, conforme se adiciona equipamentos, até chegar a R$ 105.900. E há muitos itens a adicionar.

O novo Sportage, pode ter em algumas versões, 10 “airbags” (sendo frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sensores de aproximação no pára-choque traseiro. O Kia Sportage tem cinco anos ou 100 mil km de garantia.