O novíssimo Kia Rio cinco portas modelo ?hatchback?, seguindo os passos de seu irmão de quatro portas do Salão de Detroit deste ano, fez sua primeira aparição mundial no 75.º Salon de L?Automobile em Genebra, Suíça, quando a Kia Motors Corporation revelou a sua produção mais recente direcionada especialmente aos consumidores europeus.
Embora a empresa tenha mantido o nome antigo, o modelo atual do Rio foi totalmente redesenhado para ir ao encontro das atuais e futuras necessidades de clientes do segmento B do competitivo mercado europeu. O novo Rio é um veículo de alta qualidade, capaz de se igualar ou até mesmo superar as melhores produções de famosas marcas européias dirigidas ao segmento B.
A linha do novo Rio contará com 20 estilos, e os clientes ainda poderão escolher entre dois modelos diferentes (hatch cinco portas ou sedã quatro portas), três tipos de motor (incluindo um 1.5 litro turbo Diesel em alguns mercados), câmbio manual ou automático, dois níveis de equipamento (LX e EX), uma extensa lista de opcionais e de pacotes de opcionais.
Aerodinamicamente, o novo Rio é muito eficiente. As proporções gerais, pára-lama dianteiro profundo, vidro dianteiro inclinado, e traseira truncada (no cinco portas) fazem o veículo cortar o ar. O formato de toda a dianteira, retrovisores, colunas A e quadros superiores das portas, somados a um encaixe perfeito do painel, resultaram num coeficiente de atrito de Cd 0.32.
O Rio chega acompanhado por três tipos de motores, novos e aprimorados, cada um garantindo a maior potência do mercado. O motor 1.5 CRDi a diesel da Kia possui sistema de injeção com tecnologia ?common-rail? e VGT (Variable Geometry Turbocharger). Produz 110 cv e 22.0 kgm de torque a apenas 2.000 rpm. Sua taxa de CO2 cumpre com os critérios de emissão da Euro 4.
Para clientes que preferem a gasolina, dois motores de 16 válvulas estão disponíveis. O modelo 1.6 traz pela primeira vez a um veículo da Kia a tecnologia CVVT (Continuously Variable Valve Timing). Ele produz 112 cv em 6.000 rpm e 14.9 kgm de torque a 4.500 rpm. O novíssimo motor 1.4 litro fará sua estréia mundial na atual versão do Rio. Esta unidade gera 97 cv a 6.000 rpm e 12.8 kgm de torque em 4.700 rpm.