Novo Hummer H3 chega em 2005

ja771.jpgA GM anunciou um pacote de modificações para o H1 e lançou o H3, colocando este último num patamar à parte para a prática do "off-road". Lançado dia 27 de outubro último como modelo 2006, o H3 ( novo descendente do Humvee, veículo militar que consagrou a marca), chega com sistema de suspensões mais adequadas num pacote que os americanos consideram como um SUV "médio".

Herdeiro do veículo de guerra mais versátil do exército americano, o novo membro da família representa passo importante para a Hummer, depois que as vendas do modelo intermediário H2 caíram, dois anos após seu lançamento. Ele é grande, mas nem tanto. O H3 é 43 cm mais curto, 15 cm mais baixo e 16,5 cm mais estreito, logo não há como se pensar em melhoria do espaço interno: muito pelo contrário, o Hummer encolheu… Se 2,5 cm a mais de espaço para os joelhos fazem diferença no conforto, tirar 43 cm de um veículo é "enlatar" seus ocupantes.

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O novo mini-H da GM é equipado com o confiável motor Vortec 3500 de comando duplo no cabeçote com válvulas de tempo variável e anunciados como um econômico pacote de 8,5 km/l. É uma unidade a gasolina de 5 cilindros em linha com 3,5 litros 220 hp a 5.600 e 31,1 kgfm a 2.800 que oferecem o mesmo desempenho do H2. O sistema de transmissão é 4×4 permanente com controle eletrônico de distribuição de torque, usando freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e diferencial traseiro bloqueável em 100%, também com controle eletrônico.

Para os puristas a opção básica é o câmbio manual-5 e, para quem quiser conforto, um ultrapassado auto-4, com todo o problema já conhecido de primeira e segunda marchas com relações longas, ambos acoplados a uma caixa de transferência com reduzida com relação bem violenta de 2,64:1, o que quer dizer que em reduzida esse Hummer sobe paredes. Mas se o usuário quiser subir montanhas, pode pedir uma reduzida opcional de 4,03:1, para as maluquices de trilhas pedregosas em encostas de montanha. O consumidor pode optar por pneus Goodyear "all-terrain" de 32 pol. ou Bridgestone de 33 pol e que sabemos serem adequados para uso "off-road". Eles permitem uma altura livre do solo de 23 cm, que pode ser considerada como uma medida mais para uso em asfalto. O ângulo de ataque é de 40 graus e o de saída é de 37, marcas que o colocam tecnicamente na categoria "qualquer-terreno", podendo encarar degraus de 41 cm.

A travessia de rios é algo à parte. Segundo a GM ele pode mergulhar 41 cm e continuar andando a respeitáveis 32 km/h ou afundar até os 61 cm andando a 8 km/h, em reduzida, é claro. A conclusão final é de que o H3 é mistura de um bom "design", um nome que é ícone, motor e sistema 4×4 muito avançados, com câmbio e suspensões bastante conservadoras.

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