Sem muito alarde, a 8.ª geração do Civic chegou ao mercado e às concessionárias da marca, justamente quando a Honda está comemorando 35 anos no Brasil. E essa oitava geração do modelo chegou, não apenas com mudanças de visual, mas repleta de novidades que agradaram ao público consumidor, que enfrenta fila de espera para comprar o modelo.

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O Novo Honda Civic teve a dianteira totalmente modificada. O conjunto ótico com lentes transparentes e estreitas saem pelas laterais, além de acompanhar a altura da grade do radiador, com um friso e o emblema da Honda cromados. Seu pára-choque ficou grande, robusto e envolvente. Na parte inferior, há outra saída de ar com os faróis de neblina nas extremidades. Mais duas novidades: a área envidraçada foi aumentada em 17% e o capô possui agora 28° de inclinação.

A traseira do Novo Civic também ganhou alterações. Suas lanternas, agora bem mais modernas, são grandes e avançam pela tampa do porta-malas, com a preocupação de acompanhar as linhas da bonita traseira. A tampa é elevada, com o "H" da Honda na parte superior e a placa de identificação do carro embaixo. Assim como na frente, o pára-choque traseiro também é grande e envolvente. O vidro é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista. A ponteira do escapamento está presente na versão EXS.

Sua lateral chama a atenção por suas linhas harmoniosas e pelo desenho elegante. Dois detalhes: a seta de direção acoplada ao retrovisor externo e o friso "diferente" na parte inferior das portas.

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O carro está maior que a sétima geração. Possui entre-eixos de 2,70 metros (mais 80 mm em relação à versão vendida atualmente) e largura de 1,50 m (+ 30 mm) na dianteira e 1,52 metros (+ 50 mm) na traseira. Tudo para garantir mais espaço e conseqüentemente mais conforto para os ocupantes.

Todas as versões estão equipadas com rodas de liga leve aro 16 x 6,5 JJ (10 raios EXS e 5 raios LX e LXS) e pneus 205/55 R16. O espelho retrovisor externo conta com o indicador de direção acoplado a ele. Mas a diferença está no seu bonito desenho. O restante da peça é pintada na cor da carroceria.

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Seu painel é moderno e recebeu um diferencial, dando a impressão de ser dividido em duas partes. Uma para o motorista, outra para o passageiro da frente. Possui volante de três raios que oferece ótima empunhadura. Segundo a Honda, está com 36 mm de diâmetro contra 41 mm do modelo anterior. Só por curiosidade, nos Estados Unidos é de dois raios, mas não caiu no gosto do consumidor brasileiro. (BN)

OLHO CLÍNICO

Durante teste que realizamos com o novo Civic 1.8 16V EXS, constatamos que a posição na direção é muito boa. Todos os comandos estão bem à mão e são de fácil visualização.

O painel de instrumentos está dividido em duas camadas com informações primárias na parte de cima (velocidade, nível de temperatura e combustível) e secundárias na parte debaixo (conta-giros e luzes de advertência).

O pára-brisa está bem mais lançado em direção ao capô, oferecendo mais visibilidade para o condutor. Ponto positivo para o nível de ruído interno, agora bem mais silencioso. Todos os ocupantes encontram muito espaço no interior do Novo Civic, além, é claro, do requinte. A Honda oferece seus modelos com transmissão automática (LX, LXS e EXS) e manual (LXS). A transmissão, tanto manual quanto automática, também foi totalmente reformulada. Agora, oferece cinco velocidades e um sistema que gerencia eletronicamente a escolha da marcha mais apropriada a cada situação.

De série, o Novo Civic EXS vem equipado, ainda, com o "Paddle Shift", atrás do volante, como nos carros de Fórmula 1. A manual, de cinco marchas, evoluiu com engates mais curtos e precisos oferecendo mais esportividade. Em resumo, respostas mais rápidas em qualquer rotação.

Pena que seu porta-malas ficou menor, pois para oferecer mais espaço para os ocupantes, passou de 420 litros para 340 litros, mas se for necessário, o banco rebatível na proporção 40/60 possibilita ampliar a capacidade de carga com um simples movimento.

Entre os equipamentos de série estão ABS/EBD com discos nas quatro rodas, "air bags", rodas de liga leve, trio elétrico, CD Player com MP3 e assoalho plano. Há, ainda, porta-objetos por todos os lados, principalmente no console central. Há espaço para 20 CDs, porta-óculos, porta-copos e porta-celular. O Novo Honda Civic chega com uma nova geração do i-VTEC (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura das Válvulas) adotado no Civic, no Fit, no Accord e no CR-V, porém com mudanças. Esse propulsor de quatro cilindros SOHC com 1.8 litro desenvolve 140 cv de potência máxima a 6.300 rpm e 17,7 mkgf de torque máximo a 4.300 rpm.

Seu sistema de freio é eficiente e o carro é bastante confiável nas curvas, mesmo com a leve saidinha quando se anda no limite. Mas para poder sentir melhor o que de bom oferece a oitava geração do Civic, recomendamos que se faça um "test-drive" nas concessionárias e complemente nossas conclusões. O carro é bom e merece o sucesso que está fazendo. (BN)