Novo Golf chega mais potente

Na última terça-feira (27), a Volkswagen do Brasil apresentou oficialmente à imprensa especializada brasileira o novo Golf, como parte integrante da linha 2008. Novidade: a versão GTI (193 cv) faz o modelo retornar ao posto de carro nacional mais potente do País, perdido no início do mês para o New Civic Si (192 cv).

No Golf 2008, frente e traseira foram as partes mais trabalhadas pelos engenheiros da Volks.

Seu visual ficou mais esportivo e incorporou a nova identidade visual da marca. Na dianteira o pára-choque traz desenho inspirado no "V" e no "W" que formam o logotipo da empresa, com faróis seguindo o padrão do Polo, recentemente colocado no mercado pela montadora.

O vidro traseiro está mais largo, em uma concepção batizada pela marca de "widescreen".

No geral, o "hatch" ficou mais esportivo. E a traseira ganhou lanternas novas, com desenho inspirado em turbinas de aviões, segundo a Volks, com desenho interno idêntico ao usado na SpaceFox. Outra mudança: de perfil nota-se que a frente ficou um pouco mais baixa.

Internamente, poucas mudanças. O quadro de instrumentos passou por alterações e ganhou novo grafismo. Como acessório, o Golf pode vir com navegador por satélite. O revestimento dos bancos e do volante são novos. Nota-se que a Volkswagen buscou solução caseira para evitar gastos altos.

Será comercializado em quatro versões de acabamento – 1.6/2.0, 1.6 Sportline, 2.0 Comfortline e GTI. O único propulsor flex é o 1.6, que tem oito válvulas, assim como o 2.0. O 1.8 turbo tem 20 válvulas. Novidade é a versão Sportline, que retoma o conceito das séries especiais Generation e Flash.

Em todas elas tem de série itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com lâmpada do tipo "cool blue", retrovisores com luz de seta incorporada, porta-óculos, alarme antifurto e rastreador via satélite (item que recentemente passou a equipar toda a linha da Volkswagen).

O Golf é produzido simultaneamente em sete fábricas do grupo Volkswagen em seis países: São José dos Pinhais (PR-Brasil), Wolfsburg e Mosel (Alemanha), Puebla (México), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), Uitenhage (África do Sul) e Changchun (China). E acaba de alcançar a marca de 25 milhões de unidades produzidas no mundo. No Brasil foram comercializadas aproximadamente 240 mil unidades do Golf. Mais detalhes, informações e avaliação do Golf 2008 em nossas próximas edições. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo