Instalando-se confortavelmente no banco do motorista, nota-se que o painel de instrumentos mudou em relação ao modelo anterior. Foi redesenhado. Ganhou marcadores de temperatura e de combustível analógicos. As entradas de ar possuem novo controle giratório, de comando intuitivo, simples e confortável. Foi adotada também uma nova padronagem nos tecidos de revestimento, nos mesmos moldes utilizados no Ford GT.
A reestilização deve revigorar a performance do Fiesta Hatch 2008 no mercado. Mas o cliente que esperava mais desempenho vai ficar um pouco decepcionado. Dirigir o compacto da Ford não traz nova experiência, pois a parte mecânica do Fiesta não tem novidades, exceto pelo aumento da capacidade do tanque de combustível, que passa de 45 para 54 litros.
Assim, o carro continua com as versões de motorização 1.0 e 1.6, ambas com tecnologia bicombustível. O primeiro rende 71 cavalos e 9,12 kgfm de torque a 4.750 com gasolina; abastecido com 100% de álcool, gera 73 cv de potência a 9,28 kgfm, também a 4.750 rpm.
O motor 1.6 Flex gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool, ficando o torque em 14,8 kgfm a 4.200 rpm, independente do combustível utilizado. A Ford disponibilizou apenas o modelo equipado com motor mais forte para avaliação do Jornal do Automóvel, realizada na rodovia Rio-Santos, entre Guarujá e São Sebastião, em São Paulo.
Como era esperado, o carro chega sem mudanças no desempenho. Abastecido com o combustível vegetal, mantém boas respostas especialmente em velocidades mais altas. A 110 km/h, por exemplo, seu giro fica pouco acima de 3.000 rpm. Segundo a Ford, foram efetuadas também melhorias acústicas em componentes do carro, como assoalho e compartimento do motor, resultando em 5% de redução do nível de ruído.
Porém, em acelerações mais fortes, o motor propaga ruído alto, embora a cabine tenha realmente ficado mais silenciosa. Mostrou que continua com boa estabilidade e, mesmo sob chuva, o carro se manteve na "mão". Os freios também não decepcionaram, e o carro parou em espaços aceitáveis e sem desvios. O consumo médio de combustível durante a avaliação foi de 14 km/l com gasolina e 9 km/l com álcool.
A nova linha 2008 é uma evolução do produto, com avanços que fortalecem a família Fiesta nos aspectos mais importantes na visão do cliente: "design", interior e prazer de dirigir. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 105 cv a 5.500 rpm (gasolina) 111cv a 5.500
Torque: 14,8 kgfm a 4.200 rpm
Taxa de compressão: 12,3:1
Câmbio: Manual de cinco marchas
Comprimento: 3,90 m
Largura: 1,76 m
Altura: 1,49 m
Entre-eixo: 2,48 m
Peso: 1090 kg
Suspensão: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na frente, e semi-independente, com corpo auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, atrás
Freios: Freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras
Tanque: 54 litros
Preço: a partir de R$ 34.080,00