A Ford exibiu na Fenatran o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. Mostrado ao público pela primeira vez, o veículo está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck. A nova cabine do Ford Cargo traz linhas arredondadas de estilo Kinetic, com grande área envidraçada e defletores frontais que favorecem o desempenho aerodinâmico.
Entre outras adaptações, o modelo de competição é rebaixado a uma distância de apenas 5 centímetros do solo, recebe gaiola e bancos de competição. O seu peso é reduzido com a retirada dos revestimentos internos, enquanto o motor é preparado para desenvolver perto de 1.200 cv de potência. O cavalo-mecânico Ford Cargo 9332 preparado para competição tem a potência do motor Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, aumentada de 310 para 1.170 cavalos e gera um torque de 220 Nm.
O desempenho do bruto rivaliza com veículos esportivos muito mais leves: acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, com giro de até 3.100 rpm, e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. A transmissão Eaton, de seis marchas, é especial, com relações de “dente reto” em vez de helicoidais para aumentar a resistência.
Com o rebaixamento da cabine, o motor fica praticamente ao lado do piloto. O painel, além de conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, tem um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem.
Seu tanque de combustível, feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, é posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. O pneu é o mesmo do modelo de série, com a única diferença de ser lixado para aumentar a aderência, se a pista não estiver molhada. A suspensão tem novo desenho, com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados.