A associação com o visual do Fusion é imediata, principalmente quando se olha de frente. Talvez aí esteja o grande trunfo na reestilização do New Fiesta Sedan, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro. O modelo, que ao contrário do irmão feito no Brasil continua sendo importado do México, chega na motorização única 1.6 Flex Sigma e em duas configurações de acabamento, SE e Titanium, com opção de câmbio manual ou automático Powershift de seis velocidades. A novidade promete melhorar ainda mais os números de vendas do hatch, um sucesso com menos de dois meses de concessionária. Os preços do sedã variam de R$ 49.990 a R$ 58.990.
Além do belo visual, o carro é bem recheado desde a versão de entrada. O pacote inclui o “básico”: direção elétrica, vidros elétricos, freios ABS, duplo airbag e ar-condicionado digital. Mas começa a se diferenciar da concorrência com uma tecnologia disponível só em segmentos superiores. É o caso do sistema Sync com comando de voz em português, que permite acesso ao telefone celular por conexão Bluetooth para a realização de chamadas sem a necessidade de usar as mãos. Basta apertar um botão no volante e falar o nome ou número com o qual quer telefonar. Também lê em voz alta qualquer mensagem de texto que o usuário possa receber no celular enquanto dirige, além de reproduzir as músicas arquivadas no aparelho móvel. O Sync traz ainda tocador MP3, conexão para iPod, USB e seis alto-falantes.
Outros destaques são o sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa. Este evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré. Quando se tira o pé do freio, ele mantém o carro parado por até três segundos.
A versão top Titanium agrega sete airbags, bancos e volante de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e de iluminação e pacote de acabamento Titanium (painel central em “black piano” e grade dianteira cromada). Segundo a Ford, essa versão deverá ser responsável por cerca de 60% das vendas.
Bocão
A versão 2014 do sedã é marcada pela nova grade dianteira que lembra um “bocão”, seguindo a nova identidade da Ford. Os vincos laterais estão mais profundos e alcançam a parte de trás. A linha de cintura alta é mais um aspecto que chama a atenção no carro. Já a traseira incorporou detalhes visuais que transmitem a sensação de ser mais larga do que é também é mais curta do que os sedãs tradicionais. No para-choque, um friso cromado liga os refletivos (olhos de gato), conferindo mais requinte ao modelo. O interior apresenta um painel em estilo “cockpit” e materiais de acabamento de qualidade, tanto no visual como no toque.
Assim como no hatch, o sedã oferece o sistema de partida a frio sem tanquinho, que aquece o combustível, quando necessário, a partir da abertura da porta do motorista. A tecnologia, porém, não é uma novidade e pode ser encontrada em produtos da Peugeot, Citroën e Honda.
O motor 1.6 desenvolve 125 cv com gasolina e 130 cv no etanol. A média de consumo, de acordo com a fabricante, é 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, com o derivado da cana-de-açúcar, e 11,3 km/l e 14 km/l, com o de petróleo. Na transmissão automática Powershift é possível também adotar a troca de marchas manual. O sedã tem 4,41 metros de comprimento e 2,49 m de entre-eixos. Seu porta-malas oferece 465 litros.
Rivais
Por ser um carro com apelo premium, o New Fiesta Sedan deverá disputar a preferência de consumidores de modelos como Honda City, Chevrolet Sonic, VW Polo e Fiat Linea, mas deve também roubar clientes de Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, VW Voyage e Nissan Versa. “Pela sofisticação e itens oferecidos, o New Fiesta Sedan não brigará com Cobalt ou esses carros pelados ,de alto volume de vendas. Ele é um sedã de nicho recheado de tecnologia”, afirma Osvaldo Ramos, gerente de Marketing da marca. A Ford prevê manter o volume de vendas atual do carro, de cerca de 1.300 unidades por mês. A entrega começa a ser feita até o fim do mês.
Sucesso
Em seu primeiro mês de vendas cheio, o New Fiesta hatch assumiu a liderança de vendas entre os hatches compactos premium, com 6.010 unidades emplacadas em junho. O resultado é superior à soma dos dois adversários mais próximos, o Fiat Punto (3.318) e o Citroën C3 (2.481). Além disso, o desempenho de vendas do modelo da Ford superou o de todos os compactos hatches acima da motorização 1.0, como Hyundai HB20 1.6, Toyota Etios 1.5 e Peugeot 208.
Lançado em abril, o modelo teve as vendas iniciadas em maio. Segundo o gerente de Marketing da Ford, Osvaldo Rodrigues, “a rapidez com que o New Fiesta atingiu essa liderança foi uma grande satisfação para a marca, mesmo porque a campanha publicitária do produto só entrou no ar no meio de junho”.
As versões equipadas com a transmissão Powershift já respondem por aproximadamente 20% do total comercializado, contra uma média de 10% registrada entre os principais concorrentes. Equipada com motor 1.5, a versão de entrada do New Fiesta custa a partir de R$ 38.990.
* O jornalista viajou a convite da Ford.
Divulgação |
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