Mas o novo Fiesta não é apenas uma ?carinha bonita?. Engenheiros da Oval Azul trabalharam para aumentar o conforto ao dirigir e melhorar o isolamento acústico. As lanternas traseiras e a porta traseira também têm desenho idêntico ao do protótipo.
Um dos principais objetivos na concepção do veículo foi manter o tamanho e o peso da geração anterior, mas adicionar recursos extras em termos de segurança. Para isso, foram utilizados dois tipos diferentes de metais na fabricação do chassi, mesma técnica usada pela Mazda no compacto Mazda2.
De acordo com a Ford, o novo Fiesta é o primeiro veículo da marca a ser lançado sob o novo ?processo de desenvolvimento de produtos globais?, e será lançado no mercado europeu a partir do fim deste ano, com chegada aos Estados Unidos e Ásia programada para 2010.
Sua gama de motores será formada por seis opções: quatro a gasolina – 1.25 litro, de 60 cv e 80 cv, 1.4 l Duratec, de 91 cv, e 1.6 l Ti-VCT, de 115 cv – e duas, a diesel, Duratorq – 1.4 l, de 68 cv, 1.6l, de 90 cv. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automático Durashift de quatro marchas.
A Ford não divulgou informações sobre desempenho do modelo. Sabe-se apenas que configurações de três e cinco portas serão oferecidas e que a versão européia do modelo será produzida nas fábricas da Ford de Colônia, na Alemanha, e Valência, na Espanha. Eventualmente será comercializado na China e nos EUA, onde também terá a configuração sedã.