É normal quando um carro ganha novo desenho, que na seqüência suas derivações adotem as mesmas mudanças.

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Isto porque, caso contrário, a linha que foi renovada fica ao mesmo tempo defasada.

Para evitar esse tipo de inconveniente, foi que a Volkswagen mudou o visual do CrossFox 2010. Na realidade, o novo CrossFox é uma versão aventureira do Fox recentemente reestilizado. Uma nova configuração vestida para a aventura do compacto “hatch” de teto alto com ares de minivan.

Com visual lameiro o CrossFox oferece uma lista bastante extensa de opcionais inclusive ar-condicionado.

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A “raposa” (como é conhecido) de apelo estético fora-de-estrada chegou às concessionárias da marca alemã na primeira semana de dezembro com os mesmos traços aplicados no Fox ‘normal’ em outubro – e que marcou a estréia da nova identidade visual dos modelos da VW no Brasil.

Por fora, faróis de dupla parábola com máscara negra, lanternas também escurecidas, faróis de neblina e de milha integrados, aerofólio traseiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, estribos laterais, adesivos decorativos e ponteira cromada.

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Entre os equipamentos, o modelo básico tem direção, trio elétrico, volante com ajustes de altura e profundidade, computador de bordo integrado com o I-System, recurso que permite visualizar informações do som e personalizar dados, além de chave do tipo canivete e novos tecidos para os bancos.

Atrás, a novidade é o sistema de fixação do estepe, com os braços de aço embutidos na base – antes a estrutura ficava aparente.

O sistema de abertura também foi refinado. Basta clicar para abri-lo. Internamente, a principal novidade do CrossFox é o painel herdado do “face-lift” aplicado ao “hatch” compacto.

Seu painel conta com os instrumentos agrupados em volta do velocímetro dá lugar ao visor mais completo, com dois relógios, para conta-giros e velocímetro, outros dois aros na base interna para temperatura do óleo e nível do combustível, além da pequena tela ao centro, onde são exibidos dados do computador de bordo e do sistema de som.

Vendido em versão única, o novo CrossFox é equipado com o motor 1.6 litro flex de 101 e 104 cv de potência com gasolina e álcool, respectivamente, que oferece arrancadas e retomadas firmes, auxiliado pelo bom torque em baixa – são 15,6 kgfm soltos logo aos 2.500 giros, de boa performance. Seu câmbio é bem escalonado com trocas de marchas precisas. O CrossFox mostrou-se ágil na cidade, em pequenos trechos de estradas e vias rápidas.

Uma boa opção para quem gosta de aventura, embora não seja recomendado para a prática de “off-road”. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 101 cv (G) e 104 cv (A) a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (G) e 15,6 kgfm (A) a 2.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Compr.: 4,03 m
Largura: 1,67 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixo: 2,46 m
Porta-malas: 260/353 litros com o banco traseiro corrediço para frente
Suspensão: Independente, tipo McPherson com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na traseira.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores atrás.
Tanque: 50 litros
Aceleração: De 0 a 100 km/h em11,3s
(G) e 11,0 s (A)
Vel. final: 173 km/h (G) e 175 km/h (A)
Preço: R$ 45.550,00