A partir do mês de junho, o C1, novo modelo de entrada da Citroën, será comercializado na maioria dos países europeus. O C1 tem estilo atraente e lúdico, sem meio-termo em termos de qualidade, estabilidade na estrada e, sobretudo, segurança. Compacto (3,43 metros) para 4 passageiros estará disponível em versão 3 ou 5 portas e pode ser equipado com motor a gasolina ou diesel, atendendo às normas Euro IV de emissões. O modelo não tem previsão de chegada ao Brasil.
Resultado da cooperação entre a PSA Peugeot Citroën e a Toyota Motor Corporation, o C1 é produzido na fábrica da Toyota Peugeot Citroën Automobile (TPCA) em Kolín, República Tcheca, com um objetivo de produção anual de 100.000 veículos para as três marcas.
Com comprimento de 3,43 m, largura de 1,63 m e altura de 1,47 m, o C1 completa a oferta atual da Citroën no segmento dos veículos compactos, composto pelos modelos C2, C3 e C3 Pluriel. Na Europa, esse segmento representa 35% das vendas totais.
Com os tradicionais ?chevrons? cromados e linhas arredondadas, o C1 acompanha o estilo dos compactos da marca. No C1, o teto arredondado e as luzes traseiras em forma de vela lembram o C3; as passagens de rodas marcadas lembram o C2; o capô abaulado e seus faróis posicionados em altura sobre os pára-lamas fazem parte dos sinais distintos do C3 Pluriel.
O motor a gasolina 1.0i com 68 cv a 6.000 rpm, desenvolve torque de 9,4 kgfm a 3.600 rpm. Fornecido pela Toyota, é um 3 cilindros (4 válvulas por cilindro) que roda, de acordo com a Citroen, 21,7 km/l em trânsito misto. E o motor Diesel, o HDi 55 cv, concebido pela PSA Peugeot Citroën, é derivado do 1.4 HDi que equipa os C2, C3 e C3 Pluriel. Desenvolve potência máxima de 53 cv a 4.000 rpm, e um torque máximo de 13,2 kgfm a 1.750 rpm. O consumo médio é de 24,3 km/l em circuito misto, segundo dados da montadora francesa.
As duas versões são equipadas com caixas de câmbio de cinco marchas. Na versão gasolina, o C1 pode receber uma caixa de câmbio ?SensoDrive? com passagem manual das marchas seqüencial. O compacto dispõe de freios a discos ventilados na frente, ABS, REF, CSC (controle que estabiliza a trajetória quando de frenagens em curvas) e ?airbags? para motorista e passageiro de série. As rodas de 14?? utilizam pneus Michelin 155/65 R14. O C1 é um projeto comum, com silhueta única.