Os concessionários da rede DaimlerChrysler do Brasil iniciaram a comercialização do novo Classe A, importado da Alemanha, um dos destaques do segmento de carros compactos. Não é o mesmo carro que era produzido em nosso País. Embora tenha herdado o estilo do modelo anterior, as diferenças são profundas.
Na frente, a grade dianteira é mais vertical, os faróis são alongados e a posição de repouso do limpador do pára-brisa é oculta sob o capô para melhorar a estética e evitar lesões ao pedestre em caso de atropelamento. Lateralmente, o desenho das portas também é diferente, com novos frisos invertidos em relação ao modelo anterior. E a traseira mais vertical, assim como as novas lanternas alongadas, dão a impressão de que o carro é muito mais alto.
O novo M-Benz Classe A tem mais espaço interno e é ainda mais diferenciado, confirmando a versatilidade do modelo. O novo Classe A está 232 mm maior no comprimento e 45 mm mais largo e supera tanto o modelo antecessor quanto seus concorrentes no que se refere às dimensões interiores relacionadas com conforto.
Para os ombros o espaço aumentou 97 mm. O espaço dos cotovelos em até 95 mm e o espaço dos joelhos na traseira em 30 mm. O espaço entre os assentos dianteiros e traseiros agora é de 805 mm, colocando-o no nível de sedans de tamanho médio. Além do incomparável conceito sanduíche, de comprovada eficiência no caso de colisões frontais ou laterais, o sistema de ?airbags? e cintos de segurança recentemente desenvolvido garante que a segurança dos ocupantes atenda aos padrões tipicamente rígidos da Mercedes-Benz.
Conta ainda o novo Classe A com ?airbags? dianteiros adaptativos de dois estágios, tensionadores de cintos para os assentos dianteiros e traseiros laterais, e ?airbags? laterais de cabeça e tórax.
Internamente, a esmerada montagem e a ótima escolha de materiais proporcionam toque agradável e muito conforto a seus ocupantes, sem grandes novidades. Os acabamentos em madeira adotados dão um toque muito especial. A capacidade do porta-malas agora totaliza 435 litros. A divisão 1/3 : 2/3 do assento traseiro, que podem ser dobrados para a frente, torna possível produzir uma área de carga nivelada, aumentando a capacidade do compartimento de carga para até 1.370 litros. (BN)
OLHO CLÍNICO
O novo Classe A 200 versão Elegance destaca-se pelo seu inconfundível ?design? e um conjunto de vantagens, tais como aproveitamento de espaço, rígidos padrões de segurança da Mercedes-Benz e marcante versatilidade.
Equipado com motor 2.0, agora com 136 cv e torque de 185 Nm, instalado na posição de ?sanduíche?, quase deitado sob o carro, disponibiliza mais espaço para os ocupantes, e maior segurança em caso de colisões.
O resultado, segundo a montadora alemã, é uma velocidade máxima de 195 km/h, aceleração de 0 a 100 em 9,9s e consumo VDA de 9,6 km/l na cidade.
Durante a avaliação do novo Classe A 200, notamos que o aumento da área envidraçada e a simplificação das janelas somaram positivamente para a visibilidade. A espessa coluna traseira não traz maiores prejuízos, pois está quase alinhada com a visão do motorista. O veículo é confortável e os instrumentos, bem posicionados, oferecem fácil leitura. Embora o carro seja dotado de transmissão automática, a alavanca de câmbio será freqüentemente utilizada, uma vez que muitos preferem a troca de marchas manualmente. E a posição de dirigir é boa.
Todos os modelos na nova linha Classe A estão disponíveis com o novíssimo sistema de transmissão automática continuamente variável Autotronic. Esta é a primeira transmissão da M-Benz a operar neste princípio, no qual as relações são mudadas continuamente por meio de um variador de disco-polia e uma correia de aço.
Como resultado, o Classe A-200 é capaz de acelerar sem nenhuma interrupção da força de tração e o motor alcança seu desempenho máximo mais rapidamente que com uma transmissão automática convencional. O câmbio Autotronic tem como característica um alto conforto de rodagem, baixos níveis de ruído e consumo de combustível. Para aqueles que procuram um desempenho com características mais esportivas, o sistema Autotronic oferece a possibilidade de uso seqüencial.
Sua suspensão se mostrou macia e firme, dando total sensação de segurança, mesmo em situações limite. Seu desempenho é mais que satisfatório. Ótimo torque. No entanto, esperava-se um veículo mais silencioso, mas nada que chegue a incomodar seus ocupantes. O novo Classe A 200 Elegance é comercializado por R$ 129.900,00. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cil., 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 2.034 cc
Furo x curso: mm 83.0 x 94.0
Potência nominal: cv 136 / 5.750
Torque nominal: Nm 185 a 3.500-4.000 rpm
Relação de compressão: 11,0 : 1
Formação de mistura: Injeção de gasolina controlada por microprocessador
Transferência de potência
Sistema de acionamento: Dianteira com ESP
Sistema de tração
Eixo dianteiro: Braços triangulares McPherson
Eixo traseiro: Eixo esférico parabólico
Sistema de freios: Freios a disco nas quatro rodas, ABS, BAS – Assistência de Frenagem, ESP®
Direção: eletro-hidráulica sensível à velocidade de cremalheira e pinhão
Rodas: 6,0 J x 16
Pneus: 195/55 R16
Dimensões e pesos
Distância entre eixos: mm 2.568
Comprimento: mm 3838
Largura entre espelhos: mm 1.975
Altura: mm 1.595
Diâmetro de giro: m 10,95
Capacidade porta-malas*: l 435
Peso líquido conforme EC kg: 1.315
Carga líquida: kg 380
Peso bruto: kg 1.695
Capacidade do tanque/reserva: l 54 (+ 6 reserva)
Desempenho e consumo de combustível
Aceleração: 0-100 km/h s 9,9
Velocidade máxima: km/h 195
Consumo de combustível**: Km/l 9,6
*Conforme método de medição VDA; **cidade