Novo Classe A200 Elegance é bom e caro

ja811.jpgOs concessionários da rede DaimlerChrysler do Brasil iniciaram a comercialização do novo Classe A, importado da Alemanha, um dos destaques do segmento de carros compactos. Não é o mesmo carro que era produzido em nosso País. Embora tenha herdado o estilo do modelo anterior, as diferenças são profundas.

Na frente, a grade dianteira é mais vertical, os faróis são alongados e a posição de repouso do limpador do pára-brisa é oculta sob o capô para melhorar a estética e evitar lesões ao pedestre em caso de atropelamento. Lateralmente, o desenho das portas também é diferente, com novos frisos invertidos em relação ao modelo anterior. E a traseira mais vertical, assim como as novas lanternas alongadas, dão a impressão de que o carro é muito mais alto.

ja812.jpgO novo M-Benz Classe A tem mais espaço interno e é ainda mais diferenciado, confirmando a versatilidade do modelo. O novo Classe A está 232 mm maior no comprimento e 45 mm mais largo e supera tanto o modelo antecessor quanto seus concorrentes no que se refere às dimensões interiores relacionadas com conforto.

Para os ombros o espaço aumentou 97 mm. O espaço dos cotovelos em até 95 mm e o espaço dos joelhos na traseira em 30 mm. O espaço entre os assentos dianteiros e traseiros agora é de 805 mm, colocando-o no nível de sedans de tamanho médio. Além do incomparável conceito sanduíche, de comprovada eficiência no caso de colisões frontais ou laterais, o sistema de ?airbags? e cintos de segurança recentemente desenvolvido garante que a segurança dos ocupantes atenda aos padrões tipicamente rígidos da Mercedes-Benz.

ja813.jpgConta ainda o novo Classe A com ?airbags? dianteiros adaptativos de dois estágios, tensionadores de cintos para os assentos dianteiros e traseiros laterais, e ?airbags? laterais de cabeça e tórax.

Internamente, a esmerada montagem e a ótima escolha de materiais proporcionam toque agradável e muito conforto a seus ocupantes, sem grandes novidades. Os acabamentos em madeira adotados dão um toque muito especial. A capacidade do porta-malas agora totaliza 435 litros. A divisão 1/3 : 2/3 do assento traseiro, que podem ser dobrados para a frente, torna possível produzir uma área de carga nivelada, aumentando a capacidade do compartimento de carga para até 1.370 litros. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgO novo Classe A 200 versão Elegance destaca-se pelo seu inconfundível ?design? e um conjunto de vantagens, tais como aproveitamento de espaço, rígidos padrões  de segurança da Mercedes-Benz e marcante versatilidade.

Equipado com motor 2.0, agora com 136 cv e torque de 185 Nm, instalado na posição de ?sanduíche?, quase deitado sob o carro, disponibiliza mais espaço para os ocupantes, e maior segurança em caso de colisões.

O resultado, segundo a montadora alemã, é uma velocidade máxima de 195 km/h, aceleração de 0 a 100 em 9,9s e consumo VDA de 9,6 km/l na cidade.

Durante a avaliação do novo Classe A 200, notamos que o aumento da área envidraçada e a simplificação das janelas somaram positivamente para a visibilidade. A espessa coluna traseira não traz maiores prejuízos, pois está quase alinhada com a visão do motorista. O veículo é confortável e os instrumentos, bem posicionados, oferecem fácil leitura. Embora o carro seja dotado de transmissão automática, a alavanca de câmbio será freqüentemente utilizada, uma vez que muitos preferem a troca de marchas manualmente. E a posição de dirigir é boa.

ja823.jpgTodos os modelos na nova linha Classe A estão disponíveis com o novíssimo sistema de transmissão automática continuamente variável Autotronic. Esta é a primeira transmissão da M-Benz a operar neste princípio, no qual as relações são mudadas continuamente por meio de um variador de disco-polia e uma correia de aço.

Como resultado, o Classe A-200 é capaz de acelerar sem nenhuma interrupção da força de tração e o motor alcança seu desempenho máximo mais rapidamente que com uma transmissão automática convencional. O câmbio Autotronic tem como característica um alto conforto de rodagem, baixos níveis de ruído e consumo de combustível. Para aqueles que procuram um desempenho com características mais esportivas, o sistema Autotronic oferece a possibilidade de uso seqüencial.

Sua suspensão se mostrou macia e firme, dando total sensação de segurança, mesmo em situações limite. Seu desempenho é mais que satisfatório. Ótimo torque. No entanto, esperava-se um veículo mais silencioso, mas nada que chegue a incomodar seus ocupantes. O novo Classe A 200 Elegance é comercializado por R$ 129.900,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja82x.jpgMotor: 4 cil., 2 válvulas por cilindro

Cilindrada: 2.034 cc

Furo x curso: mm 83.0 x 94.0

Potência nominal: cv 136 / 5.750

Torque nominal: Nm 185 a 3.500-4.000 rpm

Relação de compressão: 11,0 : 1

Formação de mistura: Injeção de gasolina controlada por microprocessador    

Transferência de potência

Sistema de acionamento: Dianteira com ESP

Sistema de tração

Eixo dianteiro: Braços triangulares McPherson

Eixo traseiro: Eixo esférico parabólico

Sistema de freios: Freios a disco nas quatro rodas,  ABS,  BAS – Assistência de Frenagem, ESP®

Direção: eletro-hidráulica sensível à velocidade de cremalheira e pinhão

Rodas: 6,0 J x 16

Pneus: 195/55 R16

Dimensões e pesos

Distância entre eixos: mm    2.568

Comprimento: mm    3838

Largura entre espelhos: mm    1.975

Altura: mm    1.595

Diâmetro de giro: m    10,95

Capacidade porta-malas*: l    435

Peso líquido conforme EC kg: 1.315

Carga líquida: kg    380

Peso bruto: kg     1.695

Capacidade do tanque/reserva: l 54 (+ 6 reserva)

Desempenho e consumo de combustível

Aceleração: 0-100 km/h s 9,9

Velocidade máxima: km/h    195

Consumo de combustível**: Km/l 9,6

*Conforme método de medição VDA; **cidade

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo