Lula autografa capô do VW249
ao lado de Pischetsrieder.

Depois de um longo processo de negociação, iniciado em meados do ano passado, o Grupo Volkswagen anunciou sua decisão final: a fábrica Nova Anchieta será a responsável mundial pela fabricação do projeto VW249 (Tupi), para exportação, devendo abastecer os mercados da Europa e, muito provavelmente, Ásia. O novo carro mundial da Volkswagen foi integralmente projetado no Brasil e será produzido apenas aqui.

A decisão foi transmitida oficialmente pela Volkswagen ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente Lula esteve reunido com a diretoria mundial e nacional da Volkswagen no último dia 24 de março, data em que a montadora comemorou 50 anos de Brasil. Na ocasião, o presidente Lula e o governador Alckmin conheceram em primeira mão o novo projeto e autografaram um capô do modelo VW249 estilizado com a bandeira brasileira para marcar a visita à Volkswagen. O presidente mundial do Grupo VW, Bernd Pischetsrieder, e Paul Fleming também assinaram a peça.

“Trata-se do reconhecimento inequívoco, por parte da matriz, da capacidade e da competência dos profissionais da Volkswagen do Brasil em desenhar, desenvolver e produzir um carro capaz de atender aos mais elevados padrões de custo e qualidade exigidos nos mercados mais competitivos do mundo. Isso certamente irá consolidar ainda mais a imagem da marca Volkswagen junto aos clientes”, ressalta Paul Fleming.

O início da produção está previsto para 2005. A princípio, o novo automóvel será destinado à União Européia, obedecendo a padrões de emissão e segurança adequados à legislação dos países de destino. A exportação para a região asiática está em processo de negociação.

O volume de produção ainda não foi definido, mas espera-se uma alta escala, pois o VW249 abastecerá mercados de grande volume de vendas e será produzido exclusivamente no Brasil.

A Volkswagen confirma que a versão para o mercado interno do modelo VW249 será produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR) onde, inclusive, novos equipamentos já foram instalados e uma série de adaptações técnicas está sendo realizada.

continua após a publicidade

continua após a publicidade