A Fiat já testa pelas ruas do Brasil o seu novo projeto de carro popular, que chegará às lojas ainda no primeiro semestre. E até então a novidade era conhecida pelo código de projeto X1H. Porém, o modelo deverá adotar ao nome de Mobi, segundo apurou o site Blogauto. O registro, inclusive, já teria sido feito no INPI, Instituto Nacional de Patentes Industriais.
A escolha pelo ‘Mobi’ seria uma referência curta da palavra ‘mobilidade’. Pelos flagras feitos por um leitor do site Carplace de unidades camufladas na região de Betim (MG) é possível perceber que se trata realmente de um pequeno hatch, inferior ao novo Uno em comprimento, que mede 3,81 m.
A ideia da Fiat é resgatar o conceito de carro popular, de preço acessível e baixo custo na manutenção, seguindo a fórmula do ‘Mille’, que fez enorme sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 90.
O Mobi deverá substituir o Palio Fire, porém, há rumores de que ambos conviverão por algum tempo. A justificativa seria a performance de vendas da versão Fire entre os frotistas, que ajuda o Palio a brigar com o Chevrolet Onix pelo posto de o carro mais vendido do país.
Para economizar nos custos, é provável que a sua estrutura receba elementos do atual Uno, inclusive o estilo quadrado da carroceria – este formato aparece nas imagens flagradas e na projeção feita pela Motor Show.
Aliás, a publicação revela uma frente com imensos faróis, que remetem ao novo Tipo apresentado na Europa, e grade frontal em formato colmeia, seguindo o estilo adotado pela picape Toro.
Ainda conforme a Motor Show, a tampa traseira do porta-malas será toda em vidro. Os para-choques terão aplique em preto, uma solução que valoriza certa robustez ao visual e protege de pequenos impactos.
As chances de a novidade estrear o novo motor 1.0 tricilíndrico, com cerca de 80 cv, da Fiat são pequenas, algo que deverá ficar para 2017. Possivelmente será equipado com o mesmo 1.0 Fire e o câmbio de cinco marchas da gama atual. Com isso, o preço inicial ficará na casa dos R$ 30 mil.