Estará à venda nos EUA onde é produzido, em novembro próximo (após o Salão do Automóvel de Los Angeles), a segunda geração do utilitário esportivo BMW X5.
O modelo chegará ao mercado com estilo renovado, novidades mecânicas e novos itens de segurança. Mas já podemos saber as novidades que ele trará. Ao Brasil, possivelmente chega em março de 2007.
Seu visual perdeu o ar clássico e ganhou mais esportividade.
A grade do radiador passou por mudança leve. Por outro lado, houve renovação nos faróis e entradas de ar. Pára-choque dianteiro e grade do radiador ficaram mais proeminentes. Além disso, o capô está mais alto que o da primeira geração.
Quanto a motorização, o X5 continuará disponível em três versões. A versão equipada com o motor de 6 cilindros em linha e 3 litros de cilindrada ficou 18% mais potente, passando a 272 cv, com 5% a mais de torque – 32,1 kgfm. Aceleração e velocidade máxima também foram melhoradas, com 0-100km/h em 8,1 segundos e 225 km/h.
De acordo com a montadora o motor V8 de 4,8 litros de cilindrada está 11% mais potente, chegando agora a 358 cv, e ganhou 8% em torque, atingindo 48,4 kgfm. Com isso, sua aceleração de 0 a 100 km/h melhorou em 7%, e agora acontece em 6,5 segundos, com a velocidade máxima de 240 km/h. Além das melhorias nos motores, o novo X5 ganhou novo câmbio automático de 6 marchas com possibilidade de trocas seqüenciais, que de acordo com a BMW, deixaram as trocas 50% mais rápidas.
No quesito segurança, há muitas inovações, que começam pela introdução do "Head Up Display" (visor ao redor dos olhos). Trata-se de um dispositivo que projeta informações do carro em forma de imagens em terceira dimensão no pára-brisa. Assim, o motorista tem melhor controle sobre velocidade, aceleração, entre outras funções. A tração "xDrive" passa a ser auxiliada pelos sistemas Active, com módulos "Drive e Steering".
O primeiro atua em conjunto com o controle eletrônico dos amortecedores, promovendo melhor estabilidade ao jipão. O segundo facilita manobras em baixas velocidades. Pneus "run flat" também fazem parte do pacote de segurança. Eles permitem que o motorista conduza o carro por mais de 100 quilômetros, com velocidade até 50 km/h, se o pneu furar. Há ainda câmera de auxílio para manobras de estacionamentos.
Posicionadas na traseira do X5, elas produzem imagens de obstáculos, que são projetadas em tela no console central. O pacote de itens de série agora inclui controle dinâmicos de estabilidade (DSC) e tração (DTC). Outra novidade do carro está no interior: a BMW passa oferecer terceira fileira de assentos, com dois bancos, como item opcional.
Na configuração sete lugares, a capacidade de carga fica em 200 litros. Com cinco bancos, sua capacidade aumenta para 620 litros.