Entre as mudanças destaca-se o novo conjunto óptico, juntamente com os pára-choques grandes, pintados com a mesma cor do veículo, o novo "design" do painel de instrumentos, além de outras novidades no habitáculo. Sob o capô, dois novos motores a gasolina e um potente motor a diesel também completam a lista de inovações.
De acordo com a montadora, a reestilização reforça o caráter esportivo do veículo e aprimora sua competência para rodar sobre qualquer terreno, garantindo total conforto e seguranças para seus ocupantes. As mudanças na parte dianteira e traseira do BMW X3 foram sutis.
Na dianteira e na traseira, os pára-choques foram redesenhados e divididos em dois níveis, sendo pintados na mesma cor do veículo. Novo "spoiler" e faróis de neblina foram colocados em nova posição, próximos aos faróis principais. O visual dos "seis olhos", que é uma característica marcante dos modelos BMW X, receberam novos faróis duplos circulares.
A grade em forma de rim está maior devido ao efeito das aletas da grade tingidas com cores diferentes. Mas a cor titânio claro identifica a BMW X3 3.0sd. Internamente, a idéia foi proporcionar o máximo de personalização ao proprietário. Para isso há dez opções de cores exteriores, seis cores de frisos e cinco variantes de superfície decorativa.
Seu painel de instrumentos, por exemplo, possui agora uma faixa decorativa com as mesmas cores e o mesmo material das superfícies decorativas do console central. Além disso, o utilitário ganhou volantes com três raios. Opcionalmente, pode-se optar por bancos esportivos, de luxo e, na versão X3 3.0sd, pedais com aplicações de aço inoxidável.
O propulsor diesel, que equipa a versão X3 3.0sd, é um duplo turbo de 3 litros que rende 289,9 cv de potência a 59,1 kgfm de torque máximo entre 1.750 e 2.250 rpm. Bastam 6,6 segundos para o veículo acelerar de 0 a 100 km/h com velocidade máxima de 240 km/h. Opcionalmente pode-se equipar o utilitário-esporte com bússola no retrovisor interno, um sistema de abertura de garagem universal, além de retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com sistema anti-ofuscamento. Para os mais aventureiros, rodas de 19 polegadas são opcionais.
A BMW disponibilizará a versão X3 3.0si no último trimestre deste ano para o mercado norte-americano. Mas nós brasileiros ainda teremos que aguardar para ver esta beldade circular por nossas ruas. Mesmo porque é um veiculo para o "bolso" de poucos.