Estabelecendo novo marco na categoria dos sedãs médios de alto luxo e desempenho, o Audi A6 chega às concessionárias da marca em Curitiba, Auto Plus e Munich, com visual provocante, motores superpotentes e refinados equipamentos de conforto e dirigibilidade.
Nunca um modelo da categoria foi tão ousado na combinação entre forma e conteúdo. A linha de cintura rebaixada, com os ombros ascendentes, o teto em forma de cupê e, na frente, a grade única e trapezoidal do radiador lhe conferem inédito aspecto de esportividade, realçado pelos faróis “xênon plus” com um dispositivo elétrico por meio do qual acompanham o traçado da estrada. O condutor vê mais claramente as curvas à frente, podendo detectar mais cedo eventuais obstáculos.
Internamente, além do alto padrão de acabamento característico do A6, o novo modelo é equipado com o mesmo sistema de freio de estacionamento do Audi A8, acionado por intermédio de alavanca no painel. Com isso liberou-se espaço para o console que, por sua vez, é levemente inclinado em direção ao condutor e harmoniosamente integrado ao painel. Outra particularidade desse sistema de freio de estacionamento é que, numa situação de emergência, ele também pode ser acionado com o carro em movimento. Nesse caso irá frear até o limite do ABS, consistindo, portanto, em fator adicional de segurança.
Na tela fixa de 7 polegadas e alta resolução do MMI, o condutor pode controlar as mais diversas funções do carro, como os sistemas de som e ar-condicionado, luzes internas e computador de bordo. Pode até ser informado sobre a data da próxima revisão. Tudo isso com a soberana sensação de domínio do carro proporcionada pelo MMI (Multi Media Interface), instalado logo atrás da alavanca de câmbio.
O novo A6 também vem equipado de série com sensores acústicos de estacionamento dianteiro e traseiro, luzes traseiras com tecnologia LED (“light-emitting diode”), que torna instantânea sua visualização, e sensores de luz e chuva. O sistema de tração “quattro”, permanente nas quatro rodas, proporciona melhor desempenho. Ele ganha em dirigibilidade e oferece mais conforto e segurança em qualquer tipo de piso: no asfalto ou na terra, no seco ou no molhado. Ao estacionar em local pouco iluminado, lanternas e faróis baixos permanecem acesos por intervalos reguláveis de 20, 30 ou 60 segundos, para facilitar a saída dos passageiros.
Audi A6: desempenho à altura da imagem
O novo A6 chega com três versões de acabamento 3.0, 3.0 Sport e 4.2 Quattro e duas versões de motor, ambas com “design” compacto, acelerador eletrônico e a exclusiva tecnologia Audi de cinco válvulas por cilindro. Nas versões com o motor V6 3.0, de 218 cv, o novo A6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 240 km/h.
Na versão com o motor V8 4.2, agora com 335 cv de potência e colossais 420 Nm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h, chega às revendas Auto Plus e Munich em novembro. Nessa versão, como exponencial de estabilidade e segurança, vem equipado com a consagrada tração permanente “quattro” da Audi.
Graças à nova disposição longitudinal, o câmbio, quando acionado manualmente, teve aumentada sua eficiência, passando a oferecer engates mais curtos e precisos. Entretanto continua sendo difícil resistir à tentação de desfrutar o A6 com a eficiência e comodidade de suas transmissões automáticas, seja a Multitronic, de variação contínua, nas versões V6 3.0, ou a Tiptronic, com seis estágios de mudança, na versão V8 4.2 litros.
Destaques do A6
Um sensor eletrônico de aproximação dispensa o uso da chave para abrir a porta e ligar o motor do A6. Estando com a chave original no bolso, é só o proprietário levar a mão à maçaneta para desativar o sistema de travamento da porta. E, para acionar o motor, ainda com a chave no bolso, basta apertar o botão “Start”, no console. O botão “Stop” desliga o contato. Além de abrir as portas e acionar o motor, mesmo no bolso do motorista, a chave do A6 também comanda a abertura do porta-malas e os ajustes elétricos do espelho interno, do banco e do volante de direção.
O freio de estacionamento do A6 é comandado por uma tecla no console, do lado esquerdo da alavanca do câmbio. O freio só libera o automóvel se o motorista tiver colocado o cinto de segurança. Caso contrário, o automóvel fica retido, e um sinal luminoso aparece no painel.
“O Audi A6 tem um conjunto de suspensão e elementos eletrônicos muito bons. A tecnologia empregada é a mesma do Audi A8 e as novas linhas são clássicas, certamente atrairá novas adesões”, disse Luiz Ernesto Bley Jr, diretor da Auto Plus. Os preços sugeridos pela marca são R$ 305.600,00 (versão 3.0), R$ 315.600,00 (3.0 Sport) e R$ 374.400,00 (4.2 Quattro).
