As primeiras imagens da quarta geração do Astra foram reveladas pela Opel. O modelo será apresentado ao público no Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro e começa ser vendido logo em seguida.

continua após a publicidade

Ainda não há previsão de lançamento por aqui, onde a terceira geração é vendida com o nome de Vectra GT.

Demonstrando a escola estilística que será usada pela Opel nos próximo lançamentos, os traços do novo Astra seguem os do sedã Insignia. O “hatchback” ficou mais arredondado e fluido, com teto mais baixo e perfil mais esportivo.

Perdeu aquele aspecto de minivan iniciado pelo Peugeot 307. Em relação à geração anterior, cresceu 17 centímetros no comprimento (4,42 metros) e 7 cm na distância entre-eixos (2,68).

continua após a publicidade

O interior ainda é mistério, mas a Opel adianta que o modelo tem o Opel Eye, um sistema que, entre outras funções, “lê” placas de velocidade máxima e impedem o motorista de ultrapassá-la.

Instalada no para-brisa, a câmera detecta mudança involuntária de faixa,o que acontece quando o motorista adormece, e passa a emitir sons e luzes para despertá-lo.

continua após a publicidade

Seus faróis são bixenon e adaptativos. Além de iluminarem as curvas, variam o alcance, a altura a intensidade conforme as condições de tráfego e iluminação. A suspensão do novo Astra tem amortecedores de rigidez variável FlexRide, com opção dos modos Standard, Sport e Tour.

A Opel também informou que a configuração suspensão traseira é nova, desenvolvida para aprimorar a estabilidade e a agilidade do carro, e proporciona novo patamar de conforto. A 3.ª geração usa eixo de torção.

Na gama de motores, novidades, com quatro opções a gasolina e quatro a diesel. Os primeiros são um 1.4 aspirado de 100 cv, o mesmo 1.4 com turbocompressor e 140 cv e um 1.6, também turbo, de 180 cv. O quarto ainda não foi divulgado. Os turbodiesel incluem o 1.3 (95 cv) e o 2.0 (160 cv). Os demais também não foram revelados.

O câmbio manual utilizado pelo novo Vectra tem cinco marchas no motor menos potente e seis nos outros. O automático ActiveSelect, de seis velocidades, é opcional.

“A única parte do Astra que não é novidade é o nome”, garante o diretor de Marketing da Vauxhall, Andy Gilson. Ele afirmou que o Astra responde atualmente por 30% do total de vendas da marca e que a configuração de cinco portas deve abocanhar cerca de 60% do volume de emplacamentos do modelo.