Em 1966 surgiu no Salão de Genebra, um conversível italiano que despertaria paixões por muito tempo: o Alfa Romeo Spider. Quarenta anos depois, a dinastia prossegue com uma nova geração, que enfim substitui o modelo de 1995. Desta vez o Spider é derivado do Brera, o cupê que surgiu como carro-conceito e, embora tenha perdido o motor V8 até chegar à produção, manteve linhas muito atraentes.
Atração é mesmo com esse Alfa. Frente longa, traseira curta e uma combinação perfeita de curvas e arestas fizeram nascer mais um carro que nem precisaria andar para ser admirado. Mas promete andar muito bem, com opção entre o motor V6 de 3,2 litros a gasolina (260 cv) e o turbodiesel de 2,2 litros (185 cv).
Os ?alfistas? gostariam que ele tivesse tração traseira, mas isso ainda não aconteceu. Em contrapartida, o V6 vem com tração integral em vez de apenas dianteira. As suspensões são independentes, com braços sobrepostos à frente e multibraço atrás, e há recursos como controle de estabilidade. O conversível de dois lugares é voltado para um público que valoriza a esportividade. O Alfa Spider tem aptidão bem diferente da perua a ser lançada em Genebra.
O modelo conta com 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,37 m de altura.
Seu interior tem toques de requinte graças ao ar-condicionado digital ?dual zone?, que permite duas zonas de temperatura na cabine, e o controle do som por meio de teclas no volante.
O conversível contará com duas versões de motorização a gasolina, 3.2 V6, de 260 cavalos, e 2.2, de 185 cv. Para os modelos equipados com o propulsor 3.2, a Alfa Romeo oferece sistema de tração integral, denominado Q4.
No Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 2 e 12 de março, a Alfa promoverá a estréia mundial do Spider e do 159 Sportwagon. A perua baseada no 159 conta com comprimento igual ao do sedã, 4,66 metros. Entretanto, traz interior mais flexível e espaçoso, informa a marca italiana. As linhas da perua são limpas como as do sedã no qual foi inspirado. A gama de motores conta com seis versões, três a gasolina e três a diesel.
Entre os propulsores a gasolina, o topo da linha é o 3.2 V6, de 260 cavalos. Há ainda o 2.2, de 185 cv, e o 1.9, que gera 160 cv. Todos os modelos vêm com câmbio manual de seis marchas. O automático com função seqüencial é item opcional na linha 159 Sportwagon.