Segunda-feira (28/4) a Volkswagen do Brasil apresentou a imprensa especializada, a linha 2009 dos produtos Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf. As maiores novidades estão nos novos motores nas opções 1.0 e 1.6 Total Flex, nas duas novas séries especiais – Fox Extreme e Golf Tech – e na nova lista de equipamentos de série. ?Estamos alterando alguns nomes e estendendo outros, como Trend e Surf, a mais modelos, de forma a tornar a sintonia entre eles ainda maior?, disse Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.
A linha Fox, segundo a Volks, ganhou detalhes de estilo e equipamentos de conveniência estendidos ao CrossFox, que chega oferecendo novo porta-objetos na caixa do estepe. Chegam, ainda, uma nova edição do Fox Route e a nova série especial Fox Extreme, o primeiro carro ?tunado? de fábrica no Brasil. Na dianteira, grade frontal e área central em acabamento preto fosco, além dos faróis de dupla parábola na cor cinza Cross e dos faróis de neblina.
Nas laterais, adesivos que se prolongam dos pára-lamas até as portas dianteiras. Destaque, ainda, para as rodas de aro 15 polegadas com a inscrição Fox Extreme, as soleiras de cor preta, a antena curta, ponteira de escape diferenciada, aerofólio preto e lanternas traseiras com moldura escurecida. No interior, revestimento de couro para o voltante e coifa do câmbio com costuras vermelhas, pedaleiras esportivas de alumínio. O modelo será oferecido apenas com motor de 1.6 litro e custará R$ 38.940.
O destaque na família Gol (Gol, Parati e Saveiro) é mais uma vez a versão Trend. A linha 2009 do Polo (Polo e Polo Sedan) traz rodas com novo desenho, painel de instrumentos e computador de bordo, etc. O Golf passa a oferecer faróis com revestimento de cromo escurecido, volante multifuncional com comandos do rádio e do piloto automático (como opcional). Há uma nova série especial – Golf Tech, com diversos equipamentos de alta tecnologia, com preço a partir de R$ 61.115,00.
Mas a grande novidade da linha 2009 está nos motores 1.0 e 1.6 litro, que privilegia o ganho de torque. O propulsor 1.0, que equipa a versão de entrada do Fox, passa a oferecer 9,7 mkgf de torque com gasolina e 10,6 mkgf com álcool. A opção 1.6, que passa a sair de fábrica no Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf, gera 15,4 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm com gasolina e 15,6 mkgf de torque com álcool. A linha ganhou, também, uma nova série de rádios com entradas frontais para cartões do tipo SD-Card e dispositivos USB.
Enquanto a esperada quinta geração do Gol não é apresentada, vamos nos contentar com os novos modelos 2009 equipados com motores de torque elevado e as séries especiais apresentadas, Fox Treme e Golf Tech. Maiores detalhes em nossa próxima edição. (BN)