A DaimlerChrysler, famosa pelos carros conceitos que produziu, tentará em 2005, reverter a imagem pouco criativa deixada pela montadora nos últimos anos. As elucubrações, todos lembram, viveram o seu ápice com o extremado Tomahawk: o misto de uma moto com um Messerschmidt com o motor V10 do Viper, provavelmente inspirado naquela piadinha do MB 300 SL que rebocava um destes micro-carros a mais de 150 km/h e… vocês conhecem.
Os novos traços não lembram Virgil Exner Jr., mas denotam uma bela tendência estética associada ao melhor da estrutura entusiasmada Chrysler-Dodge. O conceito apresentado durante o NAIAS 2005, neste início de ano, representa essa retomada: uma bela carroçaria associada ao chassi do ícone Dodge Viper.
O veículo atende pelo codinome "Firepower" e pode ser tido como um GT à moda dos bons anos americanos. O motor, um V8 capaz de deslocar 6.1 litros (Hemi), é o mesmo utilizado pelo novo Chrysler 300C; câmbio e outros detalhes do trem de força ainda não foram divulgados. Com apenas dois lugares e teto envidraçado, o Firepower é puro charme.
Gladiator
O outro protótipo atende pelo nome de Jeep Gladiator e suas linhas dianteiras servirão de base para a nova geração do Wrangler. O Jeep Gladiator é um belo retorno às origens do "off-road", do "espírito militaresco" dos Jeeps originais.
Com cara e corpo de picape Willys 1947, o conceito Gladiator revive o estilo robusto e simples dos primeiros "off-road" modernos, criados a partir dos produtos militares desenvolvidos durante a Segunda Grande Guerra Mundial.
Entre as lembranças do passado, além do próprio estilo, há o estepe posicionado do lado de fora da caçamba, a possibilidade de remover parcialmente o teto e um banco traseiro que pode ser removido e utilizado fora do habitáculo.
O modelo conceitual é uma picape com motor 2.8, de 163 cavalos. O Gladiator tem capota rígida de lona removível e espaço para carga flexível. Pelas fotos, é possível perceber que o protótipo é alto e tem rodas bem largas (medida não divulgada pela Chrysler).