A Peugeot confirmou para o fim de maio o lançamento no Brasil de seu sedã de luxo 508. O carro chega ao país para preencher o espaço deixado pelo 407, que não teve o resultado esperado no mercado nacional. Na Europa, o modelo também substitui a linha 607 e entre seus principais concorrentes no Brasil estão o Chevrolet Malibu, Ford Fusion, VW Passat e Hyundai Azera.
Por ser fabricado na França, o sedã chegará ao Brasil com a cota completa de taxas em seu preço, incluindo o IPI elevado em 30 pontos porcentuais para carros importados apenas países membros do Mercosul e México são isentos da alíquota. Desta forma, é possível que o preço do sedã francês supere a cifra dos R$ 110 mil na versão de entrada.
O revés do alto preço, por outro lado, poderá ser compensando pelas qualidades do veículo. A versão destinada ao mercado brasileiro virá equipada com o moderno motor 1.6 THP com turbo com injeção direta de gasolina de 156 cv e o câmbio automático sequencial de 6 marchas, conjunto mecânico que já se destaca nos modelos Peugeot 408 Turbo e 3008. O desenvolvimento desses componentes, aliás, foi feito em parceria com a BMW, que também os utiliza em alguns de seus novos carros e em veículo da MINI.
Segundo dados da marca francesa, o 508 nessa configuração acelera do 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 218 km/h. É um bom desempenho para um carro de 1.400 kg e 4,79 metros de comprimento. O modelo também conta com grande espaço interno, graças aos seus 2,81 metros de distância entre-eixos, e o porta-malas comporta 560 litros.
Outros equipamentos aguardados no carro destinado para o Brasil são itens como o ar-condicionado digital com quatro zonas de climatização, bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, GPS integrado ao painel e diversos equipamentos de segurança, como airbags frontais e laterais e os controles eletrônicos de estabilidade e tração.