Nova Yamaha XJ6 chega ao mercado

Contrariando o dito popular “que o ano no Brasil, só começa depois do Carnaval”, a montadora japonesa Yamaha se antecipou a concorrência e apresentou seus lançamentos no início do mês, antes mesmo das folias de Momo. E entre as novidades deste ano estão dois modelos de 600 cc: a XJ6, nas versões “N” e “F”, naked e carenada, respectivamente.

A XJ6 foi apresentada no Intermot 2008, o Salão de Motos de Colônia, com a proposta de ser uma moto de quatro cilindros em linha fácil de pilotar. Tem design mais atual que a extinta FZ6. Apenas o farol assimétrico e o painel lembram sua antecessora.

O restante tem linhas bastante angulosas e uma ponteira de escapamento “escondida” sob a moto que, além da função estética, contribui para a centralização de massas e reforça sua proposta de ser uma moto amigável.

No quesito conforto, a XJ6 traz um banco a apenas 785 mm do solo e um guidão plano e ajustável em duas posições.

O painel de instrumentos é exatamente o mesmo da FZ6. Uma tela de cristal líquido com velocímetro digital, relógio, marcador de combustível e hodômetros, e um conta-giros de leitura analógica com luzes de advertência.

O novo modelo Yamaha tem uma proposta mais urbana e pacata que sua antecessora. Tem no preço mais em conta seu grande trunfo para encarar a acirrada concorrência.

A XJ6N, versão “pelada” vai custar R$ 27.500,00 (a extinta FZ6N estava tabelada em R$ 30 mil). Suas concorrentes diretas, como a Suzuki Bandit 650N e a Honda CB 600F Hornet custam acima de R$ 30 mil.

Para ter preço mais competitivo, a XJ6 vem com quadro tubular em aço bastante compacto, e traz o motor como parte integrante (tipo diamante). As suspensões são convencionais: garfo telescópico na dianteira; e balança monoamortecida na traseira. Ambas, têm 130 mm de curso.

No conjunto de freios, a XJ6 conta com dois discos de 298 mm de diâmetro com pinças de dois pistões na frente; e um disco simples de 245 mm com pinça única atrás.

As rodas de liga leve são de 17 polegadas e trazem pneus radiais sem câmara Metzeler Roadtec Z6 Interact nas medidas 120/70 ZR 17, na dianteira, e 160/60 ZR 17, na traseira.

Externamente, o motor é o mesmo da FZ6N: quatro cilindros em linha, 600 cm³, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Porém internamente foi totalmente retrabalhado.

Os números de desempenho – potência máxima de 77,5 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 6,1 kgf.m a 8.500 rpm – evidenciam sua proposta de oferecer uma condução fácil e divertida, tanto para pilotos novatos como os mais experientes. A “naked” da Yamaha chegará às concessionárias em março, e estará disponível nas cores branca e preta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo