Para lançar a linha 2012 da Hilux, a Toyota se empenhou para fazer da SW4 um utilitário único e, acima de tudo, incomparável. A estratégia da montadora japonesa é fugir um pouco do cenário rural e atingir um novo público urbano que ganhou condições de ter na garagem o tradicional utilitário esportivo derivado da picape Hilux. E conseguiu.

continua após a publicidade

Com retoques visuais na linha 2012, o carro perdeu um pouco da sua sisudez mantendo a valentia de sempre, como mostrou durante a avaliação feita pelo Jornal do Automóvel. Entre as novidades, o SW4 (R$ 170.380,00 com cinco lugares e R$ 174.910,00 com sete) conta com detalhes cromados no painel e nas portas, e acabamento em imitação de madeira envernizada no topo do volante.

Externamente, ganhou mais cromados, grupo ótico reestilizado com aspecto esportivo e pára-choques que seguem esse mesmo estilo. Além disso, a lista de equipamentos de série passou a ter tela multimídia central. Lá estão concentradas as ferramentas do som, telefonia móvel, além de um sistema de navegação. Seu interior é confortável e bem equipado, com acabamento nas cores bege e marrom, que transmite um certo ar de requinte. Dirigindo o carro fica clara a sensação de conforto.

O banco do motorista vem com regulagem elétrica, deixando tudo ao alcance das mãos ao toque de um botão. Ao dar a partida, apesar o ronco característico do motor a diesel, com os vidros fechados quase não se escuta nada, graças ao ótimo isolamento acústico da cabine. O conforto é na medida. E os passageiros se sentem confortáveis a bordo do SW4, inclusive os que vão sentados nos dois bancos traseiros.

continua após a publicidade

Basta se aproximar do Hilux SW4 para não se ter dúvida sobre seu porte avantajado. Contribui para isso, além dos 4,70 metros de comprimento, a suspensão própria para trechos de terra e as rodas aro 17″ calçadas com pneus 265/65R de uso misto. Com isso, o carro ficou com 1,85 metros de altura e um generoso vão livre do solo de 22 centímetros. A manopla para acionar o sistema 4X4 segue as linhas tradicionais, mas é fácil de ser acionada.

Com trânsito leve e estradas em bom estado, a avaliação na região serrana gaúcha serviu para mostrar que a Hilux SW4 mantém um conjunto robusto e confiável. E seu desempenho é satisfatório, graças a seu motor 3.0 turbodiesel de 163 cavalos, equipado com “intercooler” (radiador de ar). Melhor é contornar as curvas com cautela, inclusive em trechos de terra batida, para evitar surpresas. O sistema de freios respondeu a contento quando exigido. Durante a rápida avaliação após a apresentação, o Toyota SW4 mostrou que além de robusta e confiável. Tem tudo para seduzir o novo público urbano que a Toyota deseja conquistar.

Veja na galeria de fotos a Toyota Hilux SW4.
continua após a publicidade

Veja na galeria de fotos a Toyota Hilux SW4.