Para lançar a linha 2012 da Hilux, a Toyota se empenhou para fazer da SW4 um utilitário único e, acima de tudo, incomparável. A estratégia da montadora japonesa é fugir um pouco do cenário rural e atingir um novo público urbano que ganhou condições de ter na garagem o tradicional utilitário esportivo derivado da picape Hilux. E conseguiu.
Com retoques visuais na linha 2012, o carro perdeu um pouco da sua sisudez mantendo a valentia de sempre, como mostrou durante a avaliação feita pelo Jornal do Automóvel. Entre as novidades, o SW4 (R$ 170.380,00 com cinco lugares e R$ 174.910,00 com sete) conta com detalhes cromados no painel e nas portas, e acabamento em imitação de madeira envernizada no topo do volante.
Externamente, ganhou mais cromados, grupo ótico reestilizado com aspecto esportivo e pára-choques que seguem esse mesmo estilo. Além disso, a lista de equipamentos de série passou a ter tela multimídia central. Lá estão concentradas as ferramentas do som, telefonia móvel, além de um sistema de navegação. Seu interior é confortável e bem equipado, com acabamento nas cores bege e marrom, que transmite um certo ar de requinte. Dirigindo o carro fica clara a sensação de conforto.
O banco do motorista vem com regulagem elétrica, deixando tudo ao alcance das mãos ao toque de um botão. Ao dar a partida, apesar o ronco característico do motor a diesel, com os vidros fechados quase não se escuta nada, graças ao ótimo isolamento acústico da cabine. O conforto é na medida. E os passageiros se sentem confortáveis a bordo do SW4, inclusive os que vão sentados nos dois bancos traseiros.
Basta se aproximar do Hilux SW4 para não se ter dúvida sobre seu porte avantajado. Contribui para isso, além dos 4,70 metros de comprimento, a suspensão própria para trechos de terra e as rodas aro 17″ calçadas com pneus 265/65R de uso misto. Com isso, o carro ficou com 1,85 metros de altura e um generoso vão livre do solo de 22 centímetros. A manopla para acionar o sistema 4X4 segue as linhas tradicionais, mas é fácil de ser acionada.
Com trânsito leve e estradas em bom estado, a avaliação na região serrana gaúcha serviu para mostrar que a Hilux SW4 mantém um conjunto robusto e confiável. E seu desempenho é satisfatório, graças a seu motor 3.0 turbodiesel de 163 cavalos, equipado com “intercooler” (radiador de ar). Melhor é contornar as curvas com cautela, inclusive em trechos de terra batida, para evitar surpresas. O sistema de freios respondeu a contento quando exigido. Durante a rápida avaliação após a apresentação, o Toyota SW4 mostrou que além de robusta e confiável. Tem tudo para seduzir o novo público urbano que a Toyota deseja conquistar.
Veja na galeria de fotos a Toyota Hilux SW4. |
Veja na galeria de fotos a Toyota Hilux SW4.