Nova opção da Zafira: transmissão automática

Lançado no País em abril de 2001, o modelo Chevrolet Zafira agora oferece a opção da transmissão automática, exclusivamente na versão equipada com motor de 2.0 litros de 8 válvulas.

O sistema de transmissão automática “AF20”, de quatro velocidades, é o mais inteligente já montado em veículos produzidos no Brasil. Ele já é utilizado com sucesso no Astra “hatchback” e sedã, e oferece dispositivos exclusivos no segmento de monovolumes nacionais, como o “Neutral Control” e o “Modo Esportivo”.

Junto com a transmissão automática, a Zafira já sairá de fábrica equipada também com o controle de velocidade (Cruise Control), conhecido popularmente como piloto automático. Além da transmissão automática, a Chevrolet também oferecerá em breve, como novidade na família Zafira, a opção do acabamento interno em couro, nas duas versões do modelo, de 8 e 16 válvulas.

Transmissão “AF20”

A transmissão automática “AF20” que equipa a Zafira é, tecnicamente, a mais moderna entre os veículos montados no Brasil. Graças à sua tecnologia avançada, ela oferece excelente dirigibilidade e desempenho em qualquer condição de uso e também uma enorme variedade de recursos técnicos.

O modo normal de operação da transmissão é o “econômico”. Para os motoristas que preferem uma condução mais esportiva o “modo esporte” pode ser acionado por meio de um botão na alavanca seletora de marcha. Ao acionar o “modo esporte”, as marchas são trocadas em uma rotação mais elevada do motor, o que proporciona um desempenho mais esportivo.

A função “kick down” da transmissão automática permite que, toda vez em que o acelerador seja pressionado bruscamente até o fim do curso, o módulo de controle eletrônico selecione uma marcha mais curta, desde que não ultrapasse o limite de giro do motor naquela condição, podendo ocorrer a redução de mais de uma marcha em determinadas condições. Em suma, a transmissão “entende” que o motorista está exigindo mais torque do veículo e responde imediatamente.

Numa situação de partida e com o veículo estacionado (alavanca em “P”), somente após ligar-se o motor e acionar-se o pedal de freio, é possível selecionar a posição “D”, como medida de segurança. Uma vez acionada a posição “D”, ocorre o engate da primeira marcha. Porém, se o freio permanecer acionado, e após aproximadamente dois segundos não houver movimentação do veículo, o módulo comanda internamente a mudança de marcha de “D” para “N” (neutro).

Essas duas condições proporcionam mais conforto para o motorista, uma vez que, quando parado com a alavanca na posição “D”, o carro não apresenta a tendência de “querer” andar. Essa característica também contribui para a diminuição do consumo de combustível.

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