Na Itália, em novembro de 2011, durante o Salão de Milão, o modelo Moab 650 foi apresentado como moto conceito. Um exercício de criatividade, desenvolvido pelos projetistas do estúdio de desenho Centrostile da marca, estabelecida na pequena cidade de Varese, próximo a Milão, Norte da Itália.
Controlada pela alemã BMW, a Husqvarna que nasceu sueca investe pesado na revitalização da marca, e também é responsável pela criação dos conceitos Nuda 900 (que virou moto comercial) e pelo modelo elétrico E-go, assim como a nova Moab 650. As motos conceito servem para demonstrar a capacidade criativa e tecnológica da marca, além de atrair o público durante as feiras e salões. A Moab 650 incorpora essa filosofia e ainda mescla temperos do passado, inspirada no famoso modelo de Motocross H400 das décadas de 1960 e 1970, usado pelo badalado ator Steve McQueen.
Entretanto, a Moab 650 é mais eclética, capaz de rodar também no fora de estrada, e não apenas nas pistas. A Moab é uma homenagem a extensa área desértica de mesmo nome, situada no estado de Utah, nos Estados Unidos, local que serviu de cenário para vários filmes e também destino dos apaixonados por fora de estrada. Batismo sugestivo para uma motocicleta capaz de enfrentar todo tipo de terreno.
Para tanto, conta com motor de um cilindro, equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, fruto da integração entre as marcas BMW e Husqvarna, que tem de um lado a G 650 e de outro a TE 630. O visual é retrô, mas a tecnologia, de ponta. O painel é todo digital. A partida é dada por meio de um botão no centro do guidão, que é mais alto e largo, como nos modelos fora de estrada. As rodas são raiadas, com aros de liga leve de 17 polegadas de diâmetro, como nas supermotos de rua. A decoração inclui tanque vermelho, como o da H400 original, e porta-números (“number plate”), como nos modelos de competição.
O Centrostile da marca desenvolveu um farol camuflado, com lâmpadas tipo LED, dentro de furinhos do porta-números dianteiro. O Centrostile também desenvolveu ousado pára-lamas dianteiro, todo recortado, cujas hastes laterais também servem de proteção para a suspensão dianteira do tipo invertida
Seu escape tem saída alta e lateral, como nos modelos “scrambler” do passado. Os pneus são do tipo misto, podendo rodar tanto nas ruas quanto na terra. O banco, ao contrário dos modelos de competição, é largo e confortável, para utilização diária, misturando conceitos. A pretensão da marca com a criação do modelo é apresentar u’a motocicleta prática, fácil de pilotar, inclusive pelo público feminino no dia a dia das cidades e nos fins de semana no campo.
