Aproveitando o Salão de Tóquio, a Honda confirmou que lançará no Brasil as novas motocicletas NC700X e CRF 250L. A fabricante japonesa mostrou na feira, juntamente com os carros, suas principais novidades em duas rodas neste ano.
De acordo com o engenheiro Masanori Aoki, que desenvolveu o modelo, ele será montado na fábrica da Honda em Manaus, o que deve ajudar no preço. A NC700X é uma motocicleta de uso misto de média cilindrada, com capacidade de rodar na terra e no asfalto. A moto traz inovações tecnológicas para o segmento como seu câmbio automático, que é opcional, e espaço para bagagens no lugar onde fica o tanque. Para isso, o reservatório de 14,1 litros foi posicionado sob o assento. A NC700X tem duas versões: uma com câmbio manual de 6 marchas e outra com o câmbio de dupla embreagem, que proporciona transmissão automática para a moto, onde existem os modos Sport e Drive. Também é possível escolher a opção semi-automática, na qual as trocas são feitas com a mão no punho esquerdo. Este é o mesmo sistema empregado na VFR 1200F comercializada no Brasil. O motor da NC700X é um bicilíndrico de 670 cm³ e refrigeração líquida, com 4 válvulas por cilindro, rende 47,6 cv de potência máxima a 6.250 e torque de 6,11 mkgf a 4.750 rpm. De acordo com a Honda, a motocicleta faz 27,9 km/l e pode alcançar autonomia de 400 km. A moto tem rodas de liga-leve de 17″, tanto na dianteira como na traseira, e seu peso em ordem de marcha de 215 kg. Ela também possui o sistema de freios C-ABS.
No Brasil, o modelo à venda com características mais similares a NC700X é a Kawasaki Versys. “Foram os brasileiros em Manaus que escolheram esse modelo entre os 3 da linha NC”, disse o engenheiro Masanori Aoki. A Honda NC700X será montada em Manaus.