A aparência externa da nova Hilux é considerada pela Toyota ?uma revolução total?. Sua dianteira ganhou linhas inteiramente novas e arredondadas, que contribuem para um visual imponente. A grade do radiador (redesenhada) incorpora barra de divisão com o logotipo da Toyota no centro. O pára-choque é proeminente e traz entrada de ar e faróis de neblina integrados. O resultado final agrada pela aparência mais moderna que a geração anterior da picape.
Todas as versões vêm equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, abertura do tanque de combustível no interior do veículo e relógio. Além disso, há vários porta-objetos, que inclui porta-copos para todos os ocupantes. As versões mais caras da linha contam ainda com sistema de áudio com CD, MP3 e toca-fitas, ?airbags? dianteiros e freios nas quatro rodas.
Segundo diretores da montadora, a nova Hilux representa o primeiro passo na ofensiva da Toyota para conquistar 10% de participação nas vendas de veículos no Mercosul até 2010. Para este ano, a montadora estima as vendas do modelo no Brasil em 16 mil unidades. (BN)
OLHO CLÍNICO
Sua segurança foi aprimorada com a incorporação do Sistema de Carroceria Deformável (GOA). Segundo a Toyota, a tecnologia permite efetivar a absorção de energia em impactos, o que minimiza os danos aos passageiros sem sacrificar a solidez estrutural do veículo.
Avaliamos a versão topo da linha da Hilux, a SRV cabine dupla, equipada com sistema de tração 4×4 e motor eletrônico D4 – D 3.0 16V Turbo TGV, com injeção direta de diesel ?common-rail?, que rende 163 cavalos e 35 kgfm entre 1.400 rpm e 3.200 rpm, em rápido ?test-drive? programado para rodovia que liga a cidade de Pilar a Buenos Aires. A versão testada, com o novo câmbio automático de quatro marchas, mostrou força. Mas o barulho na cabine nos pareceu um pouco alto.
A nova Hilux chega às concessionárias da Toyota de todo o Brasil em dez versões, que combinam cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, motor 2.5 ou 3.0 e câmbio manual ou automático. A opção de entrada, Cabine Simples, 4×2, tem preço sugerido de R$ 65.018,00. A topo da linha, Cabine Dupla, 4×4, SRV, automática, custa R$ 101.736,00. A versão Cabine Simples, 4×4, conta apenas com cabine e chassi, sem caçamba.
Segundo a montadora, a nova Hilux foi concebida seguindo estilo que corresponde às expectativas dos usuários de picapes nos 140 países onde será comercializada, adaptando-se às exigências específicas de cada mercado. Além de Brasil e Argentina, a picape também será destinada aos mercados do México e do Caribe.(BN)
FICHA TÉCNICA
Hilux 3.0 Cabine Dupla
Motor – Dianteiro, longitudinal, turbodiesel, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, com sistema de injeção direta e eletrônica de combustível ?common-rail?
Cilindrada – 2.982 cm³
Potência (cv) – 163 a 3400 rpm
Torque (kgfm) – 38,5 entre 1400 rpm e 3200 rpm
Taxa de compressão – 17,9:1
Câmbio – Manual de cinco marchas ou automático de quatro
Comprimento (m) – 5,24
Largura (m) – 1,83
Altura (m) – 1,81
Entre-eixo (m) – 3,08
Peso (kg) – 3.740
Suspensão – Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barras estabilizadoras na dianteira; eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio na traseira
Freios – ABS nas quatro rodas
Tanque (l) – 80
Capacidade de carga (kg) – 1.025