Nova Hilux chega às revendas Toyota

ja213.jpgFormas arredondadas, linhas modernas, novos motores a diesel ?common-rail? e câmbio automático. Estes são atributos da nova geração da Hilux IMV (?Innovative International Multi-purpose Vehicle?, ou Veículo Inovador Multifuncional Internacional), picape apresentada à imprensa especializada em Pilar (Argentina), cidade próxima a Zárate, onde está instalada sua linha de produção.

A aparência externa da nova Hilux é considerada pela Toyota ?uma revolução total?. Sua dianteira ganhou linhas inteiramente novas e arredondadas, que contribuem para um visual imponente. A grade do radiador (redesenhada) incorpora barra de divisão com o logotipo da Toyota no centro. O pára-choque é proeminente e traz entrada de ar e faróis de neblina integrados. O resultado final agrada pela aparência mais moderna que a geração anterior da picape.

ja210.jpgNa parte traseira, os destaques ficam por conta do vinco lateral e dos pára-lamas proeminentes, que inspiram robustez. A cabine impressiona pelo bom acabamento, com predominância de tecido e utilização de couro (nas versões topo da linha). Outro destaque fica por conta do novo desenho do painel de instrumentos, formado por três mostradores circulares.

Todas as versões vêm equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, abertura do tanque de combustível no interior do veículo e relógio. Além disso, há vários porta-objetos, que inclui porta-copos para todos os ocupantes. As versões mais caras da linha contam ainda com sistema de áudio com CD, MP3 e toca-fitas, ?airbags? dianteiros e freios nas quatro rodas.

ja211.jpgA nova plataforma deixou a Hilux com dimensões superiores as de seu predecessor: o comprimento ganhou 50 centímetros (5,25 metros) e a largura 13,5 cm (1,76 m). A largura e a distância entreeixos são as mesmas, respectivamente 1,81 metro e 3,08 m, mas a capacidade da caçamba aumentou e ficou com 1.025 kg. O peso total é 2.840 kg e as rodas de 15 polegadas estão montadas em pneus 255/70. Todas as medidas são da versão topo da linha, SRV cabine dupla.

Segundo diretores da montadora, a nova Hilux representa o primeiro passo na ofensiva da Toyota para conquistar 10% de participação nas vendas de veículos no Mercosul até 2010. Para este ano, a montadora estima as vendas do modelo no Brasil em 16 mil unidades. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja24.jpgA nova geração da Hilux (projeto IMV), foi guardada em segredo pela montadora japonesa até o dia de sua apresentação. Para o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Jr., os novos atributos do modelo permitem à marca fazer uma previsão otimista para a Hilux: crescimento de 133% nas vendas.

Sua segurança foi aprimorada com a incorporação do Sistema de Carroceria Deformável (GOA). Segundo a Toyota, a tecnologia permite efetivar a absorção de energia em impactos, o que minimiza os danos aos passageiros sem sacrificar a solidez estrutural do veículo.

Avaliamos a versão topo da linha da Hilux, a SRV cabine dupla, equipada com sistema de tração 4×4 e motor eletrônico D4 – D 3.0 16V Turbo TGV, com injeção direta de diesel ?common-rail?, que rende 163 cavalos e 35 kgfm entre 1.400 rpm e 3.200 rpm, em rápido ?test-drive? programado para rodovia que liga a cidade de Pilar a Buenos Aires. A versão testada, com o novo câmbio automático de quatro marchas, mostrou força. Mas o barulho na cabine nos pareceu um pouco alto.

ja27.jpgNo circuito fora-de-estrada, acionamos a tração 4×4 da picape por intermédio da pequena alavanca, ao lado da principal. Embora rústico e de engate um tanto difícil, esse sistema de engate é considerado mais robusto que o automático, cujo acionamento é feito por meio de um botão no painel. Embora a Hilux tenha mostrado boa estabilidade, mesmo com a nova suspensão dianteira, o carro pulou bastante durante o teste, comprometendo o conforto dos ocupantes, principalmente daqueles sentados no banco traseiro.

A nova Hilux chega às concessionárias da Toyota de todo o Brasil em dez versões, que combinam cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, motor 2.5 ou 3.0 e câmbio manual ou automático. A opção de entrada, Cabine Simples, 4×2, tem preço sugerido de R$ 65.018,00. A topo da linha, Cabine Dupla, 4×4, SRV, automática, custa R$ 101.736,00. A versão Cabine Simples, 4×4, conta apenas com cabine e chassi, sem caçamba.

Segundo a montadora, a nova Hilux foi concebida seguindo estilo que corresponde às expectativas dos usuários de picapes nos 140 países onde será comercializada, adaptando-se às exigências específicas de cada mercado. Além de Brasil e Argentina, a picape também será destinada aos mercados do México e do Caribe.(BN)

FICHA TÉCNICA

Hilux 3.0 Cabine Dupla

Motor – Dianteiro, longitudinal, turbodiesel, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, com sistema de injeção direta e eletrônica de combustível ?common-rail?

Cilindrada – 2.982 cm³

Potência (cv) – 163 a 3400 rpm

Torque (kgfm) – 38,5 entre 1400 rpm e 3200 rpm

Taxa de compressão – 17,9:1

Câmbio – Manual de cinco marchas ou automático de quatro

Comprimento (m) – 5,24

Largura (m) – 1,83

Altura (m) – 1,81

Entre-eixo (m) – 3,08

Peso (kg) – 3.740

Suspensão – Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barras estabilizadoras na dianteira; eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio na traseira

Freios – ABS nas quatro rodas

Tanque (l) – 80

Capacidade de carga (kg) – 1.025

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