Em cinco versões, a nova geração do Palio chegou às revendas e ganhou o mercado. São duas carrocerias, com duas ou quatro portas, três motores e dois níveis de acabamento. A lista: ELX 1.0 2 e 4 portas, ELX 1.4 4 portas, e duas versões do ?esportivo? 1.8R, com 4 ou 2 portas, esta última uma novidade real.
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Como atrativo para os compradores, todas as versões têm como equipamentos de série novos itens, como faróis de neblina, ?brake-light?, volante com regulagem de altura, porta-óculos, rodas e pneus de maior diâmetro. Tudo sem aumentar os preços em relação à versão anterior. Até o tamanho mudou, apesar de que a percepção disso seja mais pela alteração do desenho que das medidas. São dois centímetros a mais no comprimento e seis milímetros na largura. Nada que vá atrapalhar na hora de estacionar, portanto.
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As alterações mais visíveis ficam na dianteira, onde tudo foi mexido: capô, faróis, faróis de neblina, e um grande pára-choque integrado à grade e à entrada de ar. O capô ganhou dois vincos que vão do pára-brisa ao canto dos faróis, que são de policarbonato e tem desenho em forma de gota. Os faróis do novo 1.8R têm moldura e ?canhões? negros. O pára-choque emoldura a grade dianteira, mais estreita, os faróis de neblina e a entrada de ar inferior. A grade ganhou uma moldura cromada.
O motor do Palio 1.8R recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e nova central eletrônica para melhorar seu comportamento esportivo. Sua suspensão recebeu ajustes para que o modelo oferecesse ainda mais esportividade. Para isso ela ficou mais firme em função das molas (15% mais rígidas) e da nova calibragem dos amortecedores. Com esse conjunto e os pneus de perfil 60 resultaram em um veículo 12 milímetros mais baixo que a versão HLX. Mas nada que comprometa o carro em sua dirigibilidade. Ele não bate no asfalto, nas valetas e buracos espalhados pela cidade.
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Dirigir o Palio 1.8R pela cidade agrada e muito. Seu motor responde rápido ao toque no acelerador, tanto nas retas quanto nas subidas mais íngremes. Na subida da Serra da Graciosa, por exemplo, mostrou sua força. As ultrapassagens são feitas com segurança por conta dessa resposta rápida. Neste trecho pudemos também avaliar a eficiência dos freios – ótima – e da estabilidade do carro nas curvas mais acentuadas.
O carro é firme e transmite confiança ao motorista. A posição de dirigir é boa e todos os comandos são de fácil acesso e visualização. Há porta-objetos por todos os lados, o que ajuda, e muito, na distribuição dos objetos do motorista e passageiros. Acelerando fica fácil se apaixonar pelo Palio 1.8R. E seu visual esportivo chama a atenção por onde passa. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V
CiIindrada: 1.796 cm3³
Potência: 113 cv (gasolina) e
115 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (gasolina)
e 18,6 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Transmissão: Manual, de cinco marchas
Suspensão
Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Traseira: com rodas independentes, braços oscilantes inferirores longitudinais e barra estabilizadora
Freios
Dianteiros a disco ventilado, e traseiros, a tambor
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