Projetada para satisfazer todos os tipos de consumidores picapeiros, a Ranger Electronic oferece equilíbrio tanto na rodagem em estrada como fora-de-estrada. É o veículo que reúne o melhor conjunto de atributos, considerando as principais razões de compra do segmento: ?design?, desempenho (motor, robustez, dirigibilidade), durabilidade, qualidade e versatilidade para fazer tudo, como transportar a família ou desatolar o carro na fazenda.
A nova Ranger Electronic chega como principal referência no segmento em aceleração e velocidade final, além de ter melhores índices de consumo de combustível. Por exemplo, ela é ainda mais econômica (6%) em comparação com o modelo 2.8 L mecânico, que era um dos mais eficientes do mercado. Outra grande vantagem é a baixa emissão de poluentes, se antecipando aos novos limites da legislação brasileira Conama 272 (Euro III), que entra em vigor a partir de julho de 2005.
O painel da nova Ranger Electronic, além de mais bonito, traz o que há de mais avançado em tecnologia embarcada no segmento, incluindo computador de bordo e o sistema imobilizador antifurto D-PATS. Logo à primeira vista, é possível notar que se trata de um veículo diferenciado. A iluminação é feita por LEDs, com luzes brilhantes, cores homogêneas e baixo consumo de energia.
Disponível nas versões XLT e Limited, o computador de bordo é dotado de microprocessador Motorola, com sistema programável e extremamente flexível. A Ranger Electronic vem equipada ainda com o sofisticado sistema de proteção antifurto D-PATS distribuído. Como no sistema PATS, ele funciona com um código eletrônico que só permite a ligação do veículo com a chave original.
Destaca-se a nova picape Ranger Electronic pelo conforto, com um padrão de silêncio comparável ao de veículos de passeio, atributos sentidos durante rápida avaliação feita num trajeto misto de 100 km aproximadamente. A tecnologia eletrônica possibilita o oferecimento de diversos recursos avançados ao motorista, incluindo alertas eletrônicos que aumentam a precisão, a conveniência e o prazer de dirigir.
A nova Ford Ranger 2005 é a única da categoria que oferece 20 configurações de modelos, com cabine simples ou dupla e dois motores nesta etapa de lançamento – o novo Power Stroke 3.0 Electronic turbodiesel e o 2.3 L 16V a gasolina -, além de tração 4×2 ou 4×4 e quatro versões de acabamento: XL, XLS, XLT e Limited.
O motor Ford 2.3 L a gasolina da Nova Ranger é o primeiro do segmento de picapes médias no País com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e 16 válvulas. É também o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento, com 145 cv (a 5.250 rpm) e torque de 21,3 kgfm. A Ranger Cabine Dupla com motor eletrônico é disponível com tração 4×2, nos modelos XL, XLS e XLT, e tração 4×4 nas versões XL, XLS, XLT e Limited. A Ranger Cabine Dupla com motor 2.3 L a gasolina tem tração 4×2, nas opções XL e XLS. E a Ranger Cabine Simples com motor 3.0 L eletrônico é produzida com tração 4×2, nos modelos XL e XLS, e tração 4×4 na versão XL. A Ranger Cabine Simples com motor 2.3 L a gasolina possui tração 4×2, nos modelos XL e XLS.
FICHA TÉCNICA
RANGER ELECTRONIC 2005
Motor
Modelo: 3.0 L Power Stroke Electronic
Combustível: Diesel
Cilindrada (cc): 2.968
Potência máxima (cv): 163 a 3800 rpm
Torque máximo (mkgf): 38,7 a 1600 2200 rpm
Cilindros: 4
Válvulas por cilindro: 4
Taxa de compressão: 17.0:1
Velocidade máx. (km/h): 165
Transmissão
Modelo: Eaton, 5 velocidades
Freios
De serviço: Sistema hidráulico com duplo servo assistido, com ABS nas 4 rodas (XLT e Limited) ou válvula sensível à carga (XL e XLS)
Estacionamento: Mecânico com ação nas rodas traseiras, acionado por meio de cabo ligado a um pedal com sistema de trava
Suspensão
Dianteira: Tipo braços curtos e longos com molas tipo barra de torção, amortecedores a gás com molas auxiliares e barra estabilizadora
Traseira: Tipo eixo motriz semiflutuante, molas semi-elípticas de dois estágios com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora na versão diesel
Rodas/ Pneus
Ranger XL: Aço estilizado 6,5J x 15, 235/75 R15?
Ranger XLS: Aço estilizado 6,5J x 15, 235/75 R15? ou aço estilizado 7,0J x 16, 245/70 R16?
Ranger XLT/ LTD: Liga leve 7,0J x 16, 245/70 R16?(estepe de açoR16?)
Direção
Tipo: Hidráulica, composta de pinhão e cremalheira
Capacidades
Cabine Simples – 3.0 L Electronic
Reservatório de combustível (L): 60
Cabine Dupla
Reservatório de combustível (L): 75