Nova Fiat Strada ganha motor bicombustível

Está chegando às revendas da marca Fiat, em Curitiba, o último membro da família Palio que aguardava reestilização: a picape Strada. E com novidades que vão desde o “design” arrojado, passando pela nova versão Trekking até o motor 1.8 bicombustível.

O novo estilo da Strada aparece em apenas duas versões de acabamento, dois tipos de carroçaria (cabine simples ou estendida): a Trekking (sucessora da Working) e a conhecida Adventure, ambas com motor 1.8 Flex (bicombustível), tornando-a ainda mais valente para o trabalho e lazer.

A mudança visual do Strada foi menos abrangente que a dos demais modelos da linha: além da frente, retoques foram feitos na traseira, com novas lanternas, pára-choque (em que a base de apoio foi bipartida) e tampa da caçamba. Nesta, o nome Fiat estampado na chapa deu lugar a um grande emblema da marca, que oculta sua maçaneta.

O visual frontal do Adventure repete o da mesma versão da Palio Weekend, com faróis de molduras pretas em vez de cromadas e quatro unidades auxiliares no pára-choque, duas de neblina e duas de longo alcance. Desapareceu o quebra-mato, item perigoso em caso de atropelamento e que deveria ser proibido pelo Contran. No Trekking, a aparência da frente lembra a dos Palios, mas o pára-choque traz os “gomos” na parte central comuns ao Adventure.

As laterais receberam revestimento em preto nas colunas centrais e maçanetas no mesmo padrão da nova linha. Por dentro, além das mudanças vistas no restante da família, aparecem os bancos que o Palio usa desde o modelo 2001, mas que ainda não equipavam a picape. Seu curso de ajuste longitudinal aumentou em 20 mm e a reclinação do encosto é feita por botão giratório, em vez de alavanca. A Fiat destaca a existência de 10 porta-objetos no interior, incluindo dois porta-luvas no Adventure.

São itens de série no Trekking, direção assistida, protetor de caçamba, imobilizador, temporizador dos faróis e ajuste interno dos retrovisores. O Adventure, além do acabamento mais esportivo, tem ainda controle elétrico dos vidros e travas, pneus cidade-campo, conta-giros, estribos laterais e traseiro, faróis auxiliares e sistema My Car. São opcionais para esses modelos: ar-condicionado, bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e rádio/toca-CDs/MP3, entre outros. Teto solar pode equipar apenas o Adventure.

A versão de entrada Fire, com as duas versões de cabine (simples e estendida), permanece com o desenho anterior e motor de 1,25 litro a gasolina somente (67 cv), embora receba o painel da linha 2004 dotado de marcador de temperatura e hodômetro digital. (BN)

OLHO CLÍNICO

Para recuperar a liderança no mercado de picapes leves, a Fiat aposta na nova Strada, que chega equipada com motor 1.8 Flex, que funciona com álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, em todas as versões: Trekking (curta e estendida) e Adventure (cabine estendida). Com 106 cv de potência, quando alimentado só com gasolina, e 110 cv, com álcool, a montadora diz que a nova picape chega aos 180 km/h e 182 km/h, respectivamente, de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 10 segundos nos dois casos. E para quem quiser gastar menos, a Fiat ainda mantém em linha a versão Fire, equipada com o motor 1.3 litro, de 67 cv de potência e só na versão gasolina. Também na versão cabine simples ou estendida, seu grande diferencial é a carroceria e o interior, que permanecem iguais à versão antiga.

Avaliados no lançamento em Carajás, no Pará, a Strada Trekking e Adventure mostraram bom desempenho desde rotações baixas. As arrancadas e as retomadas são vigorosas. A Fiat alongou o diferencial em 3%, para padronizar a peça, mas isso não afetou sua agilidade. A suspensão, que não tem alterações, permanece eficiente no uso leve fora de estrada e relativamente confortável.

Na suspensão, nada de novo. A boa altura do solo da Strada permite que se ande com relativa facilidade nas estradas de terra com imperfeições, como as que rodamos em Carajás (PA), e uma traseira que, sem peso, acaba pulando mais do que se poderia desejar para um automóvel de passeio, mas bem razoável para uma picape.

E a Fiat acabou surpreendendo mesmo, foi com os preços da nova Strada. Como acontece em países de primeiro mundo, apesar do incremento de novos equipamentos e o desenvolvimento do produto, as reduções de custo foram repassadas ao consumidor. Assim, a versão mais simples, por exemplo, a versão Fire 1.3 cabine simples, custa, agora R$ 23.550,00 (cabine simples) e R$ 26.800,00 (cabine estendida), ou seja, R$ 1.600,00 a menos em relação à versão anterior. As reduções foram feitas também no resto da linha. A Trekking cabine simples tem preço sugerido de R$ 27.900,00 e a cabine estendida de R$ 29.950,00, enquanto que a versão Adventure manteve o mesmo preço do modelo 2003 ou seja, de R$ 32.980,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

STRADA ADVENTURE

Motor

Posição: Transversal, anterior

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada total: 1.796 cm³

Potência máxima (ABNT) / regime 106 cv / 5.500 rpm (gasolina) 110 cv / 5.500 rpm (álcool)

Torque máximo (ABNT) / regime 17,5 kgm / 3.000 rpm (gasolina) 18,4 kgm / 3.000 rpm (álcool)

Nº de válvulas por cilindro: 2

Ignição

Tipo: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Alimentação

Combustível: Gasolina / Álcool

Injeção: Magneti Marelli, IAW 4SF, multiponto, seqüencial indireta

Câmbio e embreagem

Posição: Incorporado à caixa de câmbio

Número de marchas: 5 à frente e uma à ré

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem (tipo): Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico

Sistema de freios

Dianteiro: A disco ventilado (´ de 257 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (´ de 228 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de dupla ação, tipo WET

Direção

Tipo: Hidráulica, pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 11,0 m

Rodas

Aro: 5,5 x 14″em aço estampado (opcional 5,5 x 14″ em liga)

Pneus: 175/80 R14″

Desempenho

Velocidade máxima: 179 km/h (gasolina) e 181 km/h (álcool)0 a 100 km/h

10,5 s (gasolina) e 10,2 s (álcool)

Consumo (Norma NBR 7024)

Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) e 8,0 km/l (álcool)

Ciclo estrada: 15,6 km/l (gasolina) e 10,9 km/l (álcool)

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