Norberto Jung: O chamado “Senhor Pilotaço” Parte 2

Prosseguindo a narrativa sobre a carreira do piloto de carros de corrida gaúcho Norberto Jung, considerado um dos maiores vencedores de provas de longa duração em estradas no Brasil, em todos os tempos, temos que, depois de vencer o raideMontevidéo (Uruguai)\Rio de Janeiro\RJ em abril de 1937, já no dia 6 de junho deste mesmo ano disputou o V Circuito da Gávea, na capital carioca, quando classificou-se em nono lugar a bordo de um carro Ford V8 adaptado bi-posto. Isto, disputando cada curva do sinuoso e perigoso traçado da pista com pilotos de renome internacional tais como Carlo Pintacuda, Hans Von Stuck, Brivio, Sameiro e brasileiros.

Novamente com seu carro Ford V8, no dia 17 de abril de 1938 Norberto Jung participou de prova no Circuito do Cristal, em Porto Alegre\RS, chegando em terceiro lugar e já em 28 de dezembro do mesmo ano estava na pista outra vez participando do raide entre Montevidéo\Rivera\Montevidéo, numa corrida na distância de 1.118 quilometros em solo uruguaio. Desta vez o vencedor foi o campeoníssimo uruguaio Hector Suppici Sedes, ficando Jung em quarto lugar. No dia 12 de dezembro de 1939 venceu a prova Porto Alegre\Tramandaí e em 16 de março de 1941 conquistou nova vitória na prova do Circuito da Charqueada, disputado em Cachoeira do Sul\RS.

O vencedor de prova promovida pelo jornal gaúcho Folha da Tarde no Circuito do Cristal, no dia 29 de junho de 1941, foi Norberto Jung, que conquistou ainda o segundo lugar, sempre com o carro Ford V8, no Primeiro Circuíto Automobilístico de Vacaria\RS, no dia 15 de fevereiro de 1942. Se o nome Berta lembra o famoso preparador de motores de carros de competição argentino Oreste Berta, no dia 18 de julho de 1943 Jung classificou-se em quarto lugar na primeira corrida de carros com motor a gasogênio disputada no Circuito do Cristal, num carro equipado com caldeira marca Berta. Já na segunda prova com carros desse tipo (devido ao racionamento de gasolina imposto pela Segunda Guerra Mundial), disputada no dia 19 de setembro de 1944 o piloto fez segundo lugar.

A consagração do grande piloto de “charutos” e carreteiras, em forma de reconhecimento público dos seus grandes feitos automobilísticos e pioneirismo, veio com a realização, no dia 9 de setembro de 1951, da prova “Norberto Jung”, cuja largada teve lugar na cidade de Erechim\RS, passando por Santo Angelo\RS e terminando em Passo Fundo\RS. Sagrou-se vencedor o piloto AidoFirnardi, cognominado “Rei das Curvas”, representante desta última cidade. Na foto, Jung e sua carreteira Ford V8 número 18. (Continua)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo