Noble M14: o jeito inglês de fazer supercarros

A Inglaterra continua sendo o paraíso dos construtores de carros especiais. É o caso do M14, construído pela Noble inglesa sobre o mesmo entreeixos do M12, com carroçaria feita de um material plástico chamado GRP (um composto de vinil); o chassi é de aço tubular com reforços na forma de chapas de alumínio coladas ou rebitadas, dependendo do local. Nas quatro extremidades a suspensão é independente com triângulos superpostos.

Esse superesportivo foi apresentado recentemente no Salão do Automóvel de Birmingham, nos domínios da rainha da Inglaterra, e será comercializado pela “módica” importância de 74.940 libras (fob). A Noble existe há pouco mais de cinco anos e vem se aprimorando a cada novo modelo apresentado.

O motor, o mesmo V6 3.0 litros DOHC utilizado pelo Ford Mondeo, para se ajustar ao perfil do automóvel, foi devidamente adaptado. Dois turbos de baixa pressão (0.8 bar) pós-arrefecidos a água e uma nova calibração: injeção, ignição, admissão e exaustão elevaram a potência máxima ao “mágico” patamar dos 400 hp a 6.100 rpm. Mas, a linha vermelha do conta-giros só aparece quando o ponteirinho aponta 7.000 rpm, uma excelente solução para evitar o sobre-giro nas reduções mais agressivas. Seu torque encontrado a 4.500 giros, é de 53,24 kgfm, e todo esse conjunto de potência e força é levado às rodas traseiras por intermédio de um câmbio manual de seis marchas.

Para não gerar maiores incômodos, o seu motor é disposto de forma transversal central, ou, melhor identificando sua disposição, central traseiro. O Noble M14 pesa 1.150 kg, mais 70 kg que o irmão M12, e o escalonamento das marchas faz o gênero escadinha curta. Assim, segundo afirma o fabricante, o carro pode atingir a velocidade máxima de 300 km/h e fazer de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos.

Complementando a agilidade do chassi, a direção do M14, com 2,5 voltas de batente a batente, é bem precisa. As rodas são 11,0 x 18 polegadas (traseira) e 8,0 x 18 polegadas (dianteira) e vestem pneus 295/35 x 18 e 235/40 x 18 Bridgestone Potenza S-O3, respectivamente. Os freios são produzidos pela Noble Racing, todos com 330 mm de diâmetro, ventilados e perfurados.

Amenidades de acabamento incluem serviços elétricos para travas e vidros. Sobre os bancos e a forração há couro de boa procedência. Para o inverno há aquecimento e, representando o luxo (num local onde a temperatura quase nunca ultrapassa os 30º C), o M14 também dispõe de ar condicionado. Entre seus concorrentes mais próximos estão a Ferrari 360 e o Porsche 911, ambos bem mais caros.

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