No Salão de Paris ousadia e belos carros

O Mondial de L’Automobile ou Salão de Paris tem o prestígio de ter sido o primeiro salão de automóveis do mundo, em 1898. Alternando-se ano a ano com o de Frankfurt, na Alemanha, o salão francês é considerado o principal palco de lançamentos europeus e soma-se aos de Genebra, Detroit e Tóquio como os cinco mais importantes do cenário mundial. A 75ª. edição, aberta ao público ontem, sábado (28/9) encerrar-se-á em 13 de outubro, e destaca a ousadia do “design” e a potência dos motores como elementos básicos das novidades.

Entre os lançamentos apresentados, destacam-se o Citroën C3 Pluriel, o novo Fiat Stilo SW, o novo Peugeot 307 Coupé Cabriolet, o novo Seat Córdoba, o minivan Volkswagen Touran, o Ford StreetKa, o Smart Roadster, o novo Alfa Romeo 147 GTA e o superesportivo Bentley GT Coupé, entre outros.

Os fabricantes europeus estão aproveitando a mostra para o lançamento comercial de vários automóveis, como o Ford Fiesta com carroceria de duas portas, o novo Renault Megane, o Peugeot 206 RC – com motor 2.0 litros 16V, com potência de nada menos que 180 cv – e o novo BMW Z4. A Mercedes-Benz está apresentando as versões 2003 do Classe S e do cupê CL, além de toda a linha AMG.

Stilo SW

A grande novidade da Fiat, no Salão de Paris, é o Stilo Station Wagon, perua com um conceito que, se não é todo inovador, deve determinar novos parâmetros para a categoria. O Stilo SW reúne diversos elementos antes só disponíveis nos monovolumes, como interior flexível, posição de dirigir – ponto H – mais elevada e um extenso pacote de itens de conforto e conveniência.O carro chega ao mercado europeu com quatro opções de motorização: duas a gasolina e duas diesel com injeção direta “common-rail”.

Cordoba

Enquanto a Volkswagen apresenta a nova geração do Polo Classic no Brasil, a Seat mostra o novo Cordoba no Salão de Paris. O carro usa a mesma base do Polo sedã e se destaca pelo baixo coeficiente de penetração aerodinâmica – Cx de 0,30. A nova geração do Cordoba mantém o mesmo aspecto esportivo do novo Ibiza e a ênfase à dirigibilidade está presente no sistema “Agile Chassis”, de direção com assistência variável. Em termos de motorização, destaque para o novo propulsor 1.9 litro TDi – turbodiesel com injeção direta “common-rail” – de alta performance e 127 cv.

SportKa e StreeKa

Todas as novidades da Ford chegam ao mercado europeu até 2003. Por enquanto, a marca revelou o novo Fiesta 2 portas e duas versões esportivas do subcompacto Ka. O SportKa ganhou configuração esportiva, motor 1.6 litro de 95 cv – na Europa, o motor Endura 1.3 litro, de 60 cv, ainda é utilizado – e rodas aro 16.

O StreetKa, versão conversível do carro foi desenvolvido pelo estádio Ghia e apresentado como carro-conceito no Salão de Turim de 2000. Mas só chega às lojas em 2003. Vale lembrar que, na Europa, a linha Ka continua com a mesma traseira e não vai seguir a reestilização brasileira.

Mercedes-Benz

A M-Benz aproveita o Salão de Paris para mostrar nada menos que nove lançamentos. O Classe S, que recebeu um leve retoque estático, passa a incorporar o sistema Pre-Safe, que detecta a iminência de um acidente e aciona os pré-tensionadores dos cintos, reposiciona os bancos elétricos e fecha o teto solar automaticamente.

O sedã executivo estréia duas novas versões: S 600, com o novo motor V12 5.5 litros biturbo e potência de 500 cv, e S 350, de 245 cv – que substitui o atual S 320. O cupê CL também vai receber a nova unidade biturbo, além de uma discreta intervenção plástica.

O “roadster” SL ganhou nova versão de entrada de linha (SL 350), com câmbio Sequentronic, e os C 320 e C 320 Touring passam a oferecer a opção do sistema de tração integral 4Matic para a linha 2003. As outras novidades da marca são os novos E 200 Kompressor, E 320 CDI e E 55 AMG, esse último equipado com motor V8 5.4 litros 24V de 476 cv.

Audi

Outro fabricante alemão, a Audi, tem participação mais discreta no Salão de Paris. A maior atração da marca são os novos S4 e S4 Avant, superesportivos derivado do A4, com motor V8 4.2 litros 40V e potência de 334 cv. De acordo com o fabricante, esses modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 5,6 s e atingem a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Por dentro e por fora, os S4 trazem elementos exclusivos que os distinguem dos irmãos menos potentes.

Volvo

A montadora sueca Volvo investiu no segmento das versões para lá de apimentadas, com a apresentação dos novos S60 R e V70 R. Os modelos são equipados com motor cinco cilindros 2.5 litros 20V, de 350 cv. O segredo para tanta potência está no turbocompressor de alta pressão, que leva esses veículos de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Renault

As marcas francesas não deixam por menos e apresentam novos carros-conceito e versões comerciais. A Renault faz o lançamento comercial do novo Megane e mostra o protótipo Ellypse, um projeto com interior modular e motor turbodiesel 1.2 litro de 98 cv de potência.

Citroën

A Citroën mostra a nova versão 2003 do multiuso Berlingo, que foi reestilizado, e lança o C3 Pluriel. O compacto é uma derivação do carro-conceito Pluriel e pode ser transformado num “hatchback”, num conversível ou até mesmo num picape. Uma proposta inédita. Além disso, a marca também mostra o C-Airdream, um protótipo futurista com dois lugares e teto transparente.

Peugeot

A Peugeot apresenta quatro novidades no Salão de Paris. O 307 Coupé Cabriolet, o novo 206 RC, o 607 Pescarolo e os carros-conceito H2O e Sésame. Este último é um microvan com portas corrediças, acionadas a distância e movidas por motores elétricos. Especula-se que esse protótipo possa dar origem ao sucessor do compacto 106.

O H2O é uma proposta para o combate a incêndios em lugares de difícil acesso para os veículos grandes. O carro é movido a célula de combustível, mas seu aspecto está mais para um veículo de brinquedo do que propriamente a aplicações severas.

Micro Compact Car

O fabricante Micro Compact Car mostra em seu estande, a nova versão “roadster” do microcarro Smart. Além das dimensões reduzidíssimas, o esportivo não tem quase nada em comum com o modelo convencional, mas o carro promete fazer sucesso junto ao público.

O Smart Roadster tem motor 0.6 litro turbo, com potência de 81 cv. Devido ao peso diminuto, apenas 900 kg, a performance do microesportivo não decepciona: 0 a 100 km/h em 10,9 s e velocidade máxima de 175 kg. Vale lembra que o carro tem apenas dois lugares e porta-malas de 60 litros.

Volkswagen

O minivan Touran é a novidade da VW, derivado da plataforma do médio-compacto Golf. O monovolume tem 4,39 m de comprimento, 24 cm mais que o “hatchback”, e utiliza o novo motor 1.6 litro 16V, de 110 cv, com injeção direta de gasolina.

BMW

A BMW mostra o Z4. O novo “roadster” será comercializado a partir do próximo ano com motores seis cilindros em linha de 2.5 litros 24V, com 184 cv, e 3.0 litros 24V, com 225 cv. Outra novidade, em relação a seu antecessor, é a opção do câmbio manual seqüencial (SMG), apontado como o mais eficiente desse tipo em todo o mundo.

Alfa Romeo

A italiana Alfa Romeo está investindo na alta performance. Os críticos do médio-compacto 147 já têm motivos para comemorar. A marca apresenta no Salão de Paris, a nova versão GTA, com motor V6 3.2 litros 24V, com nada menos que 250 cv de potência.

Nas próximas edições estaremos mostrando mais novidades do Salão do Automóvel de Paris 2002. (A. C. B.).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo