A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK, especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, compartilha três vantagens de usar velas de metais nobres em comparação com as velas convencionais. Compostas por materiais como platina e irídio, essas velas incorporam as inovações tecnológicas mais recentes da indústria automotiva, proporcionando benefícios significativos.

continua após a publicidade

1 – Desempenho aprimorado: por possuir eletrodos com pontas finas, as velas de metal nobre proporcionam partidas, retomadas e acelerações mais rápidas e fáceis. Além disso, garantem uma marcha lenta mais estável e uma queima mais eficiente da mistura ar/combustível, resultando em um desempenho superior em comparação com as velas convencionais;

2 – Maior durabilidade: por conta dos materiais usados em sua fabricação, as velas de ignição de metal nobre são projetadas com dois degraus entre o eletrodo central e o isolador cerâmico. Isso impede a carbonização da vela, garantindo uma microdescarga que mantém a ponta ignífera limpa. A alta dureza desses metais proporciona maior durabilidade, reduzindo o desgaste dos eletrodos e, consequentemente, aumentando a vida útil dos componentes do sistema de ignição;

3 – Eficiência ambiental: as velas de metal nobre concentram a energia para a centelha, resultando em uma queima mais eficiente da mistura ar/combustível e menos resíduos de carbono. Isso melhora o desempenho do motor e reduz a emissão de poluentes, contribuindo para um ambiente mais limpo.

continua após a publicidade

Sinais de atenção com velas de ignição

Mesmo com grandes avanços tecnológicos e benefícios que as velas de ignição de metais nobres trazem, os motoristas ainda devem observar sinais que revelam falhas nesses componentes. Pontos como dificuldade de partida a frio, falhas na aceleração do motor, aumento do consumo de combustível e acendimento da luz de avaria nos veículos mais novos indicam comportamentos anormais que valem ser observados por um mecânico profissional.

continua após a publicidade

“Como usuários, devemos estar atentos aos sinais de aviso, pois eles servem para detectar problemas em nossos veículos. Agir prontamente diante desses alertas é essencial para corrigir eventuais falhas a tempo, evitando danos adicionais aos componentes já comprometidos”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

Caso seja necessário substituir as velas, a Niterra apresenta uma solução por meio da marca NGK, oferecendo uma gama de velas especiais como a G-Power (Platina) e Iridium IX (Irídio), disponíveis no mercado de reposição.

Essas opções se destacam como escolhas vantajosas em termos de custo-benefício. A Niterra do Brasil recomenda a instalação dessas velas, sempre que houver uma correspondência indicada na tabela de aplicações NGK.