Produzido no México, a sexta geração do Nissan Sentra chegou ao mercado brasileiro com o propósito de mostrar que a montadora japonesa não fabrica apenas picapes ou modelos ?off-road?.
Construída a partir da plataforma C, concebida pela aliança Renault-Nissan – a mesma usada pelos Renault Scénic e Mégane – a novidade não esconde certa influência do cupê esportivo 350Z, principalmente graças ao conjunto ótico. O modelo fez sua primeira aparição no Brasil em outubro de 2006, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Na traseira, os destaques são as lanternas translúcidas, que lembram muito as do Ford Fusion, e a linha do porta-malas, mais alta que o habitual. Por dentro, a primeira impressão que se tem do carro é que ele parece ser maior do que realmente é. Mesmo assim, os ocupantes do veículo têm tudo à mão. Desde os comandos do painel à porta-objetos, todos os componentes internos estão bem localizados.
O Sentra é bem equipado, uma vez que as diferenças entre as configurações 2.0, 2.0S e 2.0 SL são o nível de acabamento, rodas de liga leve e equipamentos como o sistema de som. Por falar nisso, todas as versões contam com entrada auxiliar para tocador iPod e MP3.
Dotado de motor 2.0 16V, em alumínio, de 142 cv, o Sentra sedã é o primeiro modelo da Nissan a contar com três anos de garantia. Outra novidade é a transmissão automática continuamente variável, o câmbio Xtronic CVT com função ?overdrive?. Esse item está disponível em todas as versões, mas custa R$ 5 mil a mais que o câmbio manual de seis marchas, o que faz o Sentra automático mais acessível custar R$ 63.500.
Durante o teste de avaliação realizado pelo Jornal do Automóvel, que iniciou pelas ruas de Curitiba, continuando pela BR-277 rumo ao litoral, de onde retornou pela Serra da Graciosa, o Sentra mostrou-se agradável de dirigir. Anda bem e oferece retomadas excelentes. Destaque para o torque nas baixas rotações.
Mesmo sendo um sedã, a estabilidade do Nissan nas curvas é boa, pois sua curva de rolagem é muito pequena, não dando sustos no motorista. Um excelente carro para a família. Tem bom espaço interno, oferece conforto, tem um bom porta-malas, ótimo desempenho e bom preço. Ponto positivo, também, para o nível de ruído interno.
Os engenheiros conseguiram um habitáculo bem silencioso. Em resumo, o Sentra, é um desses modelos que o motorista não vê a hora de tirar da garagem. ?Estamos certos de que o modelo irá surpreender o consumidor brasileiro?, disse ao Jornal do Automóvel Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul.
O Nissan Sentra está disponível nas cores preta, prata, cinza e azul. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
Em alumínio, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
CiIindrada: 1.997 cm3³
Potência: 142 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,3 kgfm a 4.800 rpm
Câmbio: Manual, de seis marchas, ou automático Xtronic CVT
DIMENSÕES
Comprimento: 4,56 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,51 m
Entre-eixo: 2,68 m
Suspensões
Na dianteira, independente do tipo McPherson com roda estabilizadora. Na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
Freios
Na frente, discos ventilados com 270 mm de diâmetro, ABS de quatro canais e sensores com controle eletrônico de distribuição e força. Na traseira, tambor com 228,6 mm de diâmetro
CAPACIDADES
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 371 litros