O desenvolvimento de carros-conceitos, todos sabem, é como imaginar que as fábricas possuam um playground e nele coloquem alguns de seus engenheiros e designers para brincar de criar novos produtos que possam agradar aos consumidores. Claro que não é exatamente assim. Mas na realidade é quase.
Então, seguindo tendências surgidas e identificadas pelo pessoal de marketing, que vive tentando inventar uma nova brincadeira para vender mais carros, são criados vários conceitos que podem ou não se tornar produto. Mas, em meio a essa viagem criativa, geralmente tendenciosa, surgem boas e más sugestões. E, algumas chamam a atenção de verdade.
Entusiasmados e parecendo estar com ?a corda toda?, os japoneses da Nissan acabaram criando o Pivo, um misto de carrinho de golfe com veículo urbano, elétrico e cujo apelo maior é a sua cabina panorâmica e giratória (360º).
O Pivo é obra do artista plástico japonês Takashi Murakami e sua proposta é, no mínimo, inusitada, e será uma das novidades da Nissan no Salão de Tóquio 2005. O carro possui três lugares, todos os comandos são por cabo (?by wire?) e ele não tem marcha à ré. Explicando, como o veículo é elétrico e sua cabina é giratória, ele anda no sentido que apontar a cabina.
No interior possui algumas inovações interessantes como comandos (áudio e navegação) por infravermelho sobre o painel. Monitoramento por câmera do ambiente externo substituem os retrovisores e há ergonomia adequada para três ocupantes.
O carro-conceito da Nissan tem 2,70 m de comprimento e usa bateria de ?Lithium-ion? para alimentar um supermotor elétrico por eixo (tração integral), um trem de força sobre o qual a Nissan ainda não deu maiores esclarecimentos. Esteticamente, se o negócio é ser visto pelos transeuntes o Pivo tem tudo a ver. Mas se a estética automotiva for uma de suas exigências, então vai haver controvérsias.