No Salão de Paris (França), a partir do início de outubro, a Nissan apresentará o jipinho Qashqai. Trata-se da versão definitiva do protótipo de mesmo nome, revelado na edição 2003 da mostra automotiva de Genebra (Suíça). O carro é mais um concorrente para o segmento de utilitários esportivos compactos, cujos próximos lançamentos para o mercado europeu serão Fiat Sedice e Chevrolet Captiva.
O Qashqai conta com 4,31 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e distância entreeixos de 2,63 metros. Seu estilo traz linhas limpas, mas sua dianteira robusta destaca o capô alto e os faróis largos. Uma proteção de borracha contorna todo o carro, passando por pára-choques e parte de baixo das portas. A característica é típica de veículos com aptidão para o uso "off-road". A traseira conta com visual sem grande ousadia, mas contemporâneo.
No seu interior, os destaques ficam por conta do volante multifuncional e do console central alto, com apoio para os braços integrados. O painel de instrumentos é iluminado por "leds", e revestimento de couro está na lista de opcionais. A Nissan oferece também para o carro teto solar panorâmico, sistema de navegação e "bluetooth", tecnologia que permite ao motorista usar o telefone celular sem necessidade de tocar o aparelho. No capítulo segurança, o modelo vem de série com Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), freios ABS e "airbags".
Para o Qashqai a Nissan disponibilizará quatro motores, dois a gasolina e dois a diesel. O grupo a gasolina tem opção 1.6, de 115 cavalos, e 2.0, com 140 cv. Na linha a diesel, serão duas as versões, 1.5 e 2.0, com 106 cv e 150 cv, respectivamente. Os modelos 2.0 podem ser equipados com sistema de tração 4×4 "All Mode". Câmbios manuais e automático seqüencial estarão disponíveis. As vendas do jipinho Qashqai no mercado europeu deverão começar no inicio de 2007.