Depois de aderir ao clube dos fabricantes de automóveis de passeio no Brasil, a partir do dia 23 deste mês, a Nissan começa a comercializar a minivan Livina em todo o País.
O monovolume de cinco lugares é o primeiro veículo “flex” da marca japonesa produzido no Brasil, na planta de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Grande Curitiba.
O Livina chega às concessionárias em quatro versões, duas equipadas com motor 1.6 l 16V Flex e câmbio manual e duas com propulsor 1.8 litros 16V com câmbio automático.
Todas as versões saem de fábrica com acelerador eletrônico, direção elétrica com assistência variável, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), ar-condicionado, desembaçador de vidro traseiro com temporizador, encosto do banco traseiro rebatível, tomada 12 volts no console central, para-choques na cor do veículo, airbags (para motorista nas versões de entrada 1.6 e 1.8 e duplo nos modelos SL), porta-copos dianteiro e traseiro, além de volante de três raios com regulagem de altura.
Para enfrentar a concorrência, a Nissan aposta no espaço interno do Livina, que tem 2,60 m de distância entre-eixos, 4,18 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,57 m de altura, enquanto o porta-malas tem capacidade variável de 449 litros para 769 litros, com os bancos rebatidos.
A versão de entrada 1.6 custa R$ 46.690 com 104 cv (cavalos) com gasolina e 108 cv com álcool, além dos itens de série, traz rodas de aço estampado de 14 polegadas, bancos revestidos em tecido, grade frontal com acabamento em “titanium”. Na versão 1.8, com câmbio automático, o preço salta para R$ 50.690, com os mesmos equipamentos.
O Livina 1.6 topo de linha, (o SL), parte de R$ 51.490 e tem abertura e fechamento das portas com sistema Keyless, revestimento do volante em couro, faróis de neblina dianteiros, encosto do banco traseiro bipartido, relógio integrado ao “display” do rádio, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, rodas de liga leve de 15 polegadas, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), assim como rádio CD Player com leitura para MP3 e entrada para iPod.
Com a mesma lista de equipamentos e câmbio automático, o modelo 1.8 SL com potências de 125 cv (a gasolina) e 126 cv (a álcool) sai por R$ 56.690. A previsão de vendas do Livina para este ano, de acordo com a montadora, é de 7.200 unidades de abril a dezembro. Ou seja, em média 800 carros por mês. A garantia é de três anos. (BN)