A unidade indiana da Nissan iniciou a fabricação do subcompacto Micra, que começa a ser vendido na Índia em julho e na Europa em novembro. O primeiro “hatchback” Micra, que a Nissan chama de “um marco no segmento de citadinos na Europa”, saiu da linha de produção próxima à cidade de Chenai no dia 24 de maio, afirma a companhia.
O local de manufatura, onde a Nissan investirá 45 bilhões de rúpias (US$ 965,7 milhões) nos próximos sete anos em aliança com a Renault, tem capacidade para produzir 400 mil veículos anualmente e será utilizada pelos parceiros como um centro mundial de exportações. Além de Índia e México, o modelo terá linhas de montagem na China e na Tailândia.
Montadoras de carros globais estão disputando uma fatia do segmento de carros compactos na India, que corresponde a cerca de 70% do total de carros de passageiros no mercado local. A principal empresa do setor no país, a Maruti Suzuki, é a líder no segmento com “hatches” como Alto, Swift e Ritz. No início deste ano, vários lançamentos chegaram por lá, como o Beat, da Chevrolet, o Figo, da Ford e o Polo “hatch”, da VW (o sedã está previsto para junho). Além disso, o Toyota Etios deve começar a ser vendido até o final do ano.
Sua chegada ao Brasil está prevista para 2011, vindo do México. “Estamos introduzindo um produto desenvolvido especialmente para as necessidades dos consumidores indianos”, diz Toshiyuki Shiga, chefe de operações da empresa. A quarta geração do Micra será exportada para a Europa, Oriente Médio e África.
Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos na fábrica que compartilha com a Renault, em São José dos Pinhais (PR) em 2002, quando começou a produção da picape Frontier, cujas 49.881 unidades foram montadas até 2008. No ano seguinte, a marca deu início à montagem do utilitário-esportivo Xterra, que teve 8.143 unidades produzidas. A rede de concessionárias foi ampliada para 88 revendas nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.