Na fábrica que compartilha com a Renault em São José dos Pinhais, a Nissan iniciou na última segunda-feira (12), a produção do modelo Livina. Primeiro veículo de passeio produzido no Brasil pela montadora, o Livina também marca a entrada da Nissan no segmento de veículos flex.
O Livina brasileiro será produzido nas versões 1.6 16V com transmissão manual e 1.8 16V com transmissão automática. Sua chegada às concessionárias está prevista para março. O outro veículo da família Livina, o Grand Livina, segundo veículo de passeio a ser produzido no Paraná, tem capacidade para sete passageiros e seu lançamento está previsto para meados do ano. Os modelos da família Livina se destacam pelo amplo espaço interno, oferecendo maior conforto aos passageiros, ampla visibilidade ao motorista e um formato do porta-malas adequado ao fácil carregamento de bagagens.
Com os modelos comercializados atualmente no Brasil, a Nissan compete em 17% do mercado nacional total. Com a introdução da família Livina, a Nissan passará a concorrer em segmentos que respondem por 30% do mercado brasileiro. O Nissan Livina faz parte de uma família global de carros da montadora japonesa, que inclui o Grand Livina e uma versão esportiva, o X-Gear.
Assim o Brasil junta-se a países como China, Indonésia, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas que produzem e comercializam o Livina no mundo. Desde 2006, aproximadamente 200 mil unidades de carros da família Livina foram produzidos e comercializados nestes mercados além do Egito, que importa o Livina X-Gear da China. Os veículos Nissan produzidos na Planta brasileira da Aliança Renault-Nissan têm os mesmos índices de qualidade dos produtos globais da Nissan.